Mercado que aceita Pix em Portugal reforça piada da “recolonização”

Com o aumento da população brasileira no país europeu, o uso de dispositivos de pagamento se torna mais comum.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uma usuária das redes sociais publicou na sexta-feira (9 de maio de 2025 uma fotografia de uma placa anunciando a aceitação de pagamentos via Pix em um supermercado em Braga, Portugal. “Aqui você já pode pagar com o seu Pix do Brasil”, informava o aviso no caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O autor da publicação da foto no X (ex-Twitter) afirmou: “Incrível a recolonização”. A brincadeira se soma a outras que mencionam o aumento da presença de brasileiros e da influência cultural brasileira no país europeu.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM!

A brincadeira recente de chamar Portugal de “Guiana Brasileira” ganhou popularidade. Influenciadores portugueses se aproveitaram do interesse da população brasileira pela história da colonização portuguesa a partir do século XVI.

“Possuo conta internacional, não tenho ideia de como funciona, mas sim, Pix é uma tecnologia insana”, declarou a internauta após sua publicação viralizar. Até as 23h de sábado (10.mai), o post já contava com mais de 1,8 milhão de visualizações.

Outros usuários também relataram, em respostas à publicação, experiências com estabelecimentos que aceitam Pix fora do Brasil. Eis alguns comentários:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A popularização do Pix em lojas portuguesas acompanha o aumento da presença de brasileiros, sendo a única necessidade que o comprador possua conta bancária no Brasil com pagamento habilitado.

A Reduniq, empresa de pagamentos da Europa, visa simplificar as transações para residentes e visitantes.

A Reduniq afirmou que, além de ser um dos métodos de pagamentos digitais em maior crescimento, agora está disponível em Portugal devido a uma parceria entre a Unicre e o Braza Bank.

“Garantimos a cotação no momento do fechamento, o que significa que você saberá exatamente quanto pagará e a loja, quanto receberá em euros”, afirmou Tiago Cruz, analista financeiro da Braza Bank.

O Pix se tornou o método de pagamento mais utilizado no Brasil, impulsionado pela sua conveniência e rapidez. O sistema de pagamentos instantâneos tem atraído cada vez mais usuários, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, devido à sua facilidade

O Pix superou o dinheiro em espécie e se consolidou como o método de pagamento mais popular no Brasil, conforme dados do Banco Central divulgados em 4 de dezembro de 2024. A pesquisa indica que 76,4% dos indivíduos empregam a ferramenta para transações comerciais e pagamentos de contas.

O uso do dinheiro em espécie diminuiu de 83,6% em 2021 para 68,9% em 2024. O cartão de débito também avançou, passando de 61,7% para 69,1% no mesmo período.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile