Reuniões do Mercosul Adiantadas Após Adiamento do Acordo com a União Europeia
Em Foz do Iguaçu, no Paraná, presidentes e ministros dos países do Mercosul iniciaram uma série de reuniões nesta sexta-feira, 19, após o adiamento da assinatura do acordo comercial com a União Europeia. A decisão foi solicitada pela UE devido à oposição de agricultores, principalmente na França e na Itália.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desafios Internos e Posição da França
A França, liderada por Emmanuel Macron, se mantém firme em sua oposição ao acordo. Macron argumenta que o pacto é insuficiente e que seus agricultores não devem ser prejudicados. A França exige uma cláusula de salvaguarda para proteger os mercados caso ocorra instabilidade.
Negociações e Salvaguardas
Para tentar atender às preocupações dos agricultores, o Conselho Europeu anunciou ajustes nas salvaguardas do acordo. Essas salvaguardas permitem que a União Europeia investigue e tome medidas caso a importação de um produto aumente muito ou os preços caiam.
LEIA TAMBÉM!
O percentual que dispara as salvaguardas foi elevado de 5% para 8%, e o prazo para investigação foi reduzido.
Impacto Potencial do Acordo
O acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia tem o potencial de aumentar as exportações brasileiras para a Europa, especialmente de produtos agrícolas. A União Europeia, por sua vez, poderá vender mais produtos para o Mercosul. O tratado representa um aumento de US$ 11 bilhões anuais, segundo estimativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
