Messi conquista primeiro título com o Barcelona completa 20 anos

O clube sagrou-se campeão espanhol após o empate com o Levante, restando duas rodadas para o término.

13/05/2025 17h31

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Há exatos 20 anos, o jovem argentino Lionel Messi, ainda em início de carreira, alcançava um marco importante ao conquistar seu primeiro título oficial como profissional do Barcelona. No dia 14 de maio de 2005, o clube catalão garantiu a conquista do Campeonato Espanhol ao empatar com o Levante, com duas rodadas restantes na competição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Messi, com 17 anos, integrou o elenco campeão, atuando em sete jogos. No confronto contra o Albacetem, na 34ª rodada, marcou seu primeiro gol pelo time principal do Barcelona, contribuindo para a vitória por 2 a 0.

Naquela edição, o time dirigido por Frank Rijkaard quebrou um período de seis anos sem títulos no país e deu início a um dos períodos mais bem-sucedidos da história do clube catalão. A temporada no campeonato nacional teve 84 pontos, com 25 vitórias, 9 empates e 4 derrotas.

LEIA TAMBÉM:

O time contava com jogadores de destaque, incluindo Ronaldinho Gaúcho, o meio-campista brasileiro e naturalizado português, Deco, e o atacante camaronês Samuel Eto’’. Eles também foram fundamentais na conquista da Liga dos Campeões na temporada seguinte.

Além de Messi, outros jogadores que integravam o grupo e que também se destacaram na época eram o goleiro Víctor Valdés, o zagueiro Carles Puyol e os meias Andrés Iniesta e Xavi Hernández.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o jogador argentino, tratou-se da sua primeira temporada como atleta do time principal do Barcelona. Apesar do baixo tempo de utilização, representou o início de sua carreira profissional.

Após 17 temporadas no Barcelona, Messi se consolidou como um dos maiores ídolos da história do clube. É, até hoje, o jogador com mais partidas com a camisa blaugrana – 778 no total – e detém o recorde de gols por uma única equipe: 672. O argentino permaneceu no clube por quase toda a carreira e anunciou sua saída em 2021, rumo ao PSG.

Retorna às Américas

Após conquistar o título mundial no Catar em 2022, o craque argentino fechou contrato com o Inter Miami em junho de 2023. Buscando novos negócios, o atleta, que havia construído uma carreira sólida na Europa, decidiu expandir sua imagem no continente americano.

Além dos altos vencimentos, a proposta atraiu o argentino com a participação nos lucros e a possibilidade de receber prioridade para se tornar acionista do clube no futuro.

O argentino lançou uma experiência imersiva para que os fãs pudessem vivenciar sua carreira de perto, buscando também explorar o mercado latino. Intitulada “The Messi Experience – A Dream Come True”, a exposição já passou por cidades como Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santo Domingo, San Juan e atualmente está no Brasil, em São Paulo.

A experiência imersiva é composta por diversas instalações temáticas que unem projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias avançadas, permitindo que os fãs interajam com Messi e até mesmo treinem como ele.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.