Meta interrompe a veiculação de anúncios políticos na UE a partir de outubro
Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, adotou a medida em reação ao novo regulamento europeu de transparência publicitária.

A Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram, informou que irá suspender toda publicidade política e relacionada a questões sociais em suas plataformas na União Europeia. A medida terá início em outubro de 2025. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (25.jul.2025) em reação à nova regulamentação europeia sobre transparência publicitária.
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A Meta, assim como outras plataformas, não permitirá mais a publicidade política, eleitoral ou relacionada a questões sociais em suas plataformas na UE.
A empresa de tecnologia justificou a suspensão alegando as exigências da nova regulamentação de TTPA (Transparência e Orientação da Publicidade Política) da UE. De acordo com a Meta, as novas regras estabelecem um nível insustentável de complexidade e incerteza jurídica para suas operações.
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A decisão foi difícil, tomada em resposta à nova regulamentação de TTPA (Transparência e Orientação da Publicidade Política) da UE, explicou a companhia, que afirmou ter mantido um amplo diálogo com os formuladores de políticas antes da finalização da regulamentação.
Partidos políticos e organizações que empregam Facebook e Instagram em campanhas no território europeu necessitam encontrar alternativas para suas estratégias digitais nos 27 países membros da UE.
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A Meta argumentou que a publicidade política online é uma parte essencial da política contemporânea, pois relaciona indivíduos com informações relevantes sobre os políticos que os representam. A empresa também sustentou que a nova regulamentação impõe obrigações suplementares aos seus processos e sistemas, gerando um nível insustentável de complexidade e incerteza jurídica para os anunciantes.
Fonte por: Poder 360