Meta vai mostrar quando anúncios políticos são feitos por IA
09/11/2023 às 1h36
A empresa Meta, que cuida do Instagram e Facebook, anunciou uma nova medida hoje (8) para combater informações falsas nas redes sociais, especialmente aquelas que são geradas por inteligência artificial (IA).
A Meta agora tem uma política para anunciantes que pede que os responsáveis por postagens pagas informem os usuários quando publicações que foram alteradas por IA foram criadas ou modificadas digitalmente usando qualquer ferramenta.
A Meta irá pedir que as postagens alteradas com IA tenham um aviso.
A nova regra se aplica a sons, imagens ou vídeos de pessoas reais fazendo coisas que nunca fizeram antes, publicações que imaginam eventos reais ocorrendo de maneira diferente e criações de IA que mostram pessoas ou eventos inventados.
Combate à desinformação eleitoral
O objetivo da empresa é impedir que informações falsas se espalhem, principalmente durante a eleição presidencial nos Estados Unidos.
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Já existem vídeos de deepfakes de candidatos em discursos ou situações embaraçosas circulando nas redes sociais, com o objetivo de prejudicar ou apoiar políticos. Muitas vezes, esses vídeos são manipulados por meio de inteligência artificial sem que haja qualquer aviso sobre isso.
Segundo a Meta, não é necessário avisar sobre mudanças digitais pequenas e apenas estéticas, como cortes, correções de cor ou aumentos na nitidez de um conteúdo. Além disso, o aviso será salvo na biblioteca de anúncios da Meta, o que significa que conteúdos semelhantes ou novas tentativas de promover a mesma publicação já terão suas configurações previamente salvas no sistema.
A medida entrará em vigor apenas em 2024 e pode não ser aplicada em todos os países ao mesmo tempo. A Meta fornecerá mais detalhes sobre as novas regras posteriormente.
A companhia lançou recentemente sua própria IA, o Llama 2, que será transformado em um chatbot para celulares em breve. Além disso, eles desenvolveram uma plataforma de tradução de textos e áudios para mais de 100 idiomas.