Metrô de SP Adota Novo Pagamento com Cartão: Linhas 1-Azul e 3-Vermelha Testam Inovação

Metrô SP lança novo sistema de pagamento! Cartões de crédito e débito são aceitos nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. Redução de filas e expansão prevista para dezembro

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(Imagem de reprodução da internet).

Novo Sistema de Pagamento no Metrô de São Paulo

A partir desta segunda-feira (1º), os usuários das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo têm acesso a uma nova forma de pagamento. Agora, é possível utilizar cartões de crédito e débito com tecnologia de aproximação diretamente nas catracas, o que deve reduzir significativamente as filas nas bilheterias e máquinas de autoatendimento.

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Essa iniciativa é parte de um projeto piloto com duração de seis meses, podendo ser estendido se a adesão dos passageiros for positiva. Para atender ao aumento da demanda, algumas estações de grande movimento, como Portuguesa-Tietê, Jabaquara e Palmeiras-Barra Funda, receberam mais catracas adaptadas e sinalizadas para o novo sistema.

Detalhes do Sistema Piloto

Apesar da conveniência, o sistema ainda possui algumas restrições importantes. Atualmente, apenas o cartão físico é aceito. A modalidade digital, que utiliza smartphones ou smartwatches, ainda não está disponível. Passageiros que dependem exclusivamente desses dispositivos podem ter dificuldades para embarcar.

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Ausência de Integração Tarifária

É fundamental ressaltar que o sistema não oferece integração tarifária. Usuários que desejam utilizar ônibus e metrô no mesmo trajeto devem continuar utilizando o Bilhete Único ou o cartão TOP. O pagamento com cartão bancário na catraca não aplica o desconto da integração entre os transportes.

Regras e Expansão do Sistema

No início do projeto, o passageiro pode utilizar o mesmo cartão duas vezes seguidas, com um intervalo de até um minuto entre as transações. Em breve, esse tempo de espera será aumentado para 30 minutos. Não é necessário digitar senha; basta aproximar o cartão do leitor.

A previsão é que a tecnologia seja expandida para a Linha 2-Verde e para a Linha 5-Lilás, ainda no mês de dezembro. Algumas estações da Linha 4-Amarela, operada por uma iniciativa privada, já oferecem essa funcionalidade.

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