Metrô do Rio usa biometria facial para combater fraudes na Central do Brasil

Secretaria de Transportes lança nova medida na estação Central do Brasil.

27/10/2025 17:01

1 min de leitura

Metrô do Rio usa biometria facial para combater fraudes na Central do Brasil
(Imagem de reprodução da internet).

Setram Instala Biometria Facial no MetrôRio para Combater Fraudes

A Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) deu início, nesta segunda-feira, 27, à instalação de dispositivos de biometria facial no sistema MetrôRio. A iniciativa visa fortalecer as ações de combate à utilização fraudulenta do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), buscando garantir o acesso ao benefício para seus titulares.

A primeira estação a receber a tecnologia foi a Central do Brasil, onde já estão em funcionamento 25 equipamentos. A expectativa da Setram é que a instalação seja expandida para todos os pontos do metrô da capital.

Dados sobre Fraudes e Bloqueios

De acordo com informações da Setram, em 2025, a biometria facial identificou 2,5 milhões de tentativas de fraude no BUI. Como resultado, mais de 85 mil cartões foram bloqueados ou cancelados devido ao uso indevido.

Leia também:

Objetivos da Implementação

A secretária da pasta, Priscila Sakalem, enfatizou que a instalação da biometria facial tem como objetivo assegurar que o benefício do BUI seja utilizado exclusivamente pelos seus titulares legítimos, além de reduzir os prejuízos financeiros aos cofres públicos.

“Estamos intensificando as ações de combate a irregularidades no uso do benefício concedido pelo Governo do Estado, visando beneficiar quem realmente tem direito e necessita”, declarou Sakalem.

Expansão da Tecnologia

A tecnologia de prevenção a fraudes já abrange a totalidade das vans intermunicipais. A implementação nos ônibus intermunicipais começou em 2018. No transporte aquaviário, um projeto-piloto nas barcas, com um mês de operação na estação Praça XV, será expandido para toda a frota.

Regras para o Uso do Bilhete Único

O Bilhete Único Intermunicipal (BUI) permite a integração tarifária entre diferentes modais de transporte pelo valor de R$ 8,55. O uso do cartão é estritamente pessoal e intransferível, sendo proibido o ato de emprestar, comercializar ou negociar os créditos.

Passageiros identificados em uso irregular estão sujeitos à suspensão do benefício e, no caso de empregados que recebem vale-transporte, pode ocorrer até a demissão por justa causa, além de responder criminalmente pelo delito de fraude.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)