A Microsoft confirmou, na quarta-feira (2), boatos que surgiram na semana anterior e informou sobre a dispensa de 4% de sua equipe global. Dentre os mais de 9 mil colaboradores impactados, estão pessoas dos estúdios Xbox, o que levou ao cancelamento de jogos já anunciados e de alguns projetos que ainda não haviam sido revelados.
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A empresa declara oficialmente que os cortes não se restringiram aos estúdios de games, afetando todas as suas áreas, níveis, regiões de atuação e tempos de serviço. “Continuamos a implementar mudanças organizacionais e na força de trabalho necessárias para posicionar a empresa e as equipes para o sucesso em um mercado dinâmico”, explica um porta-voz da empresa.
Diante da decisão da empresa de realizar seus cortes em diversos horários, os impactos reais só foram percebidos durante o dia. O Adrenaline elaborou este resumo com todas as informações disponíveis até o momento sobre as demissões e quais áreas do Xbox foram mais afetadas.
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Xbox descontinuou Perfect Dark e fechou a The Initiative.
O estúdio mais impactado pela decisão desta semana foi a The Initiative, que encerra suas atividades sem ter publicado um jogo. A empresa estava desenvolvendo um reboot de Perfect Dark em colaboração com a Crystal Dynamics, e o projeto apresentado pela última vez em 2023 foi cancelado.
A empresa foi criada em 2018 por Darrel Gallagher e enfrentou dificuldades nos anos subsequentes. Informações de 2022 apontavam que o projeto apresentava problemas e diversos integrantes experientes haviam deixado a organização, sendo que o estúdio de Tomb Raider foi contratado para auxiliá-lo na conclusão.
A ZeniMax Online Studios cancelou um jogo de RPG novo.
A ZeniMax Online Studios também foi impactada pelos cortes da divisão Xbox, com o cancelamento do MMORPG de código-nome Blackbird. Segundo Jason Schreier, isso também levou à demissão de diversos desenvolvedores envolvidos no projeto, que perceberam a perda do emprego após a desativação de seus acessos ao Slack.
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Matt Firor, que atuava na empresa há 18 anos, está entre aqueles que se despedem do desenvolvedor de The Elder Scrolls Online. Em uma declaração, ele expressou confiança de que a companhia permanecerá em boas mãos e demonstra entusiasmo em acompanhar o futuro da empresa.
A Microsoft descontinuou o projeto Everwild da Rare.
Apesar de Phil Spencer ter manifestado elogios a Everwild no início deste ano, o projeto também sofreu com as demissões promovidas pela Microsoft. Lançado em 2019, o jogo desenvolvido pela RARE passou por diversas alterações antes de receber um reinício completo em 2021.
O diretor da versão mais recente, Gregg Mayles, está entre os que deixarão a empresa devido à situação. Um veterano da casa, ele liderou jogos como Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest, Banjo Kazooie e Sea of Thieves. Quem também deixa o estúdio é Louise O’Connor, cuja primeira produção foi Conker’s Bad Fur Day, para o Nintendo 64.
Vários estúdios foram afetados de maneiras diversas.
Apesar da ausência de números precisos sobre as demissões, elas impactaram de maneira diversa outros integrantes do Xbox Studios. Segundo Jason Schreier, empresas como a Raven Software e a Turn 10 Studios também sofreram com a perda de diversos funcionários.
O estúdio responsável por Forza Motorsport, a Turn 10, pode ter perdido quase metade de sua equipe, segundo informações divulgadas pelo jornalista. A previsão é que os impactos exatos da decisão demorem a ser totalmente compreendidos pelo público, podendo levar alguns dias ou semanas.
A Microsoft declara que a situação não terá impactos sobre a liderança de sua divisão de games, que permanece sob o comando de Phil Spencer. Em comunicado ao The Verge, a chefe de comunicações Kari Perez explicou que o executivo não possui planos de se aposentar ou transferir o cargo para outra pessoa neste momento.
Fontes: VGC, VGC (2), The Verge, Games Industry, Windows Central
“Acredito que o hardware do Xbox está morto”, afirma uma das fundadoras do time Xbox.
Fonte por: Adrenaline