Candidatos apoiados pelo presidente argentino Javier Milei lideram a disputa eleitoral nas eleições legislativas da cidade de Buenos Aires.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com mais de 99% das urnas apuradas, a lista de candidatos de Milei, liderada por seu porta-voz Manuel Adorni, ocupava a primeira posição neste domingo (18) para a legislatura local, com 30,1% dos votos, conforme os resultados oficiais.
“Hoje é um momento crucial para as ideias de liberdade”, afirmou Milei, celebrando o resultado ao lado de integrantes de seu governo.
LEIA TAMBÉM!
Leandro Santoro, apontado como favorito em diversas pesquisas e apoiador do movimento peronista da ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner, obteve segundo lugar, com 27,4% dos votos.
Em terceiro lugar, com 15,9%, apareceu a lista conduzida por Silvia Lospennato, candidata do partido PRO, que anteriormente era aliada de Milei e que agora compete com ele pela liderança do campo de centro-direita.
A eleição de domingo, que renovou a metade das 60 cadeiras da legislatura da capital argentina, foi considerada o primeiro teste eleitoral relevante para Milei, que assumiu a presidência no final de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não se tratou apenas de uma eleição local”, afirmou Adorni no palco. “Foi uma eleição entre dois modelos… o modelo da casta política, o modelo dos poucos privilegiados, e o modelo da liberdade. E hoje, a liberdade venceu – mais uma vez.”
A gestão de Milei utilizou a eleição local como um pleito sobre os resultados econômicos de seu governo em âmbito nacional, enfatizando a redução da inflação e o primeiro superávit orçamentário da Argentina em 14 anos, conforme apontou Mariel Fornoni, analista política da consultoria Management & Fit.
“Essa é a principal vantagem do governo”, declarou Fornoni.
O resultado em Buenos Aires é visto como um passo importante e um indicativo relevante para as eleições legislativas nacionais de meio de mandato em outubro.
Fonte: CNN Brasil