Milei busca retomada de programa que isenta visto para entrada nos EUA
O governo firmou declaração com os EUA para iniciar o processo de reintegração ao benefício que a Argentina teve de 1996 a 2002.

O presidente argentino Javier Milei (La Libertad Avanza) assinou, na segunda-feira (28.jul.2025), uma declaração de intenções com a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem (Partido Republicano), para iniciar o processo de reintegração da Argentina ao VWP (Programa de Isenção de Vistos, em português).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação representa o começo das negociações para que cidadãos argentinos possam entrar nos EUA sem a necessidade de visto. O benefício já esteve em vigor de 1996 a 2002, porém a medida foi interrompida devido à crise econômica e das preocupações dos Estados Unidos com a imigração irregular.
A Argentina deverá cumprir os critérios definidos na Lei de Melhoria do Programa de Isenção de Vistos e Prevenção de Viagens Terroristas de 2015. Dentre eles, estão:
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
O VWP possibilita que cidadãos de países elegíveis entrem nos EUA por até 90 dias, para fins de turismo ou negócios, sem a exigência de visto formal. Atualmente, 42 países fazem parte do programa. Na América do Sul, apenas o Chile está incluído.
Os viajentes precisam obter uma Autorização Eletrônica de Viagem antes de embarcar e apresentar passaporte com validade de, no mínimo, seis meses após a data de saída dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da formalização da declaração, ainda não há cronograma definido para a implementação efetiva da medida.
Fonte por: Poder 360