Milei elogia Trump: “Você é um grande amigo” após vitória na Argentina
Presidente argentino defende laços com EUA: “Nosso povo quer viver em liberdade”
O presidente da Argentina, Javier Milei, expressou sua gratidão ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 27 de maio. Agradeceu a confiança de Trump no povo argentino, classificando-o como um “grande amigo da República Argentina” após a vitória do partido A Liberdade Avança (LLA) nas eleições legislativas de meio de mandato.
Milei enfatizou a importância de fortalecer a aliança entre as nações, ressaltando o desejo do povo argentino por viver em liberdade.
Compromisso com a Civilização Ocidental
Milei complementou sua mensagem, declarando seu compromisso em lutar pela civilização ocidental, que, segundo ele, contribuiu para a redução da pobreza global, com mais de 90% da população mundial tirada da pobreza. A publicação finalizou com a referência ao movimento político “Make America Great Again” (MAGA), utilizado por Donald Trump.
Leia também:
Atrasos atingem 8 mil voos nos EUA por causa da paralisação
Milei conquista vitória na Argentina e impulsiona mercados
Zelensky propõe ataques a refinarias de petróleo russas
Parabenizações e Ajuda de Washington
Pouco antes, Donald Trump havia parabenizado Milei pela “vitória esmagadora”. Ele afirmou que a confiança depositada no argentino foi justificada pelo povo argentino. Trump estava na Malásia no domingo, 26, participando da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e tendo um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Antes de deixar o país, Trump mencionou que Milei recebeu “muita ajuda” de Washington para garantir a vitória do LLA. O governo americano ofereceu um pacote de resgate avaliado em até US$ 40 bilhões para fortalecer Milei antes da votação.
Contribuições e Resultados
Trump atribuiu parte do sucesso também a integrantes de seu gabinete, como o secretário do Tesouro, Scott Bessent, responsável por supervisionar a assistência financeira à Argentina. O LLA venceu as eleições legislativas com 41% dos votos, superando a oposição peronista, ligada à ex-presidente Cristina Kirchner, que ficou nove pontos porcentuais atrás.
Milei comemorou o aumento no número de deputados, de 37 para 101, e a expansão no Senado, de 6 para 20, projetando um Congresso mais reformista na história argentina. Ele também apontou a vitória em 16 das 24 províncias argentinas.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)