Milhares participam de cortejo e funeral aberto em homenagem a Mujica; confira imagens
O ex-presidente do Uruguai faleceu na terça-feira. Ele estava em tratamento contra câncer de esôfago desde maio de 2024.

Milhares de pessoas compareceram às ruas de Montevidéu, no Uruguai, na quarta-feira, 14, para prestar homenagem ao ex-presidente Pepe Mujica. O corpo foi velado no Salão de los Pasos Perdidos, sede do parlamento, após um cortejo fúnebre que partiu da sede do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grupo de acompanhantes seguiu até a sede do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, local onde Mujica atuou na resistência contra a ditadura uruguaia nas décadas de 1960 e 1970. Durante esse período, ele esteve preso por mais de 14 anos, incluindo 12 anos em regime de solitária.
Pepe Mujica recebeu homenagem na sede do Movimento de Participação Popular, grupo que ele fundou após o retorno da democracia uruguaia na década de 1980.
LEIA TAMBÉM:
● A Defesa Civil de Gaza informa que 50 pessoas morreram em ataques israelenses na quinta-feira
● Putin destitui chefe do exército russo
● Petro chama à ação após rejeição do Senado colombiano a plebiscito sobre reforma trabalhista
Ele também recebeu boas-vindas na sede da Frente Ampla, federação partidária da qual fazia parte e pela qual foi eleito presidente do país em 2010. O ex-presidente ainda era senador e ministro de estado por aquela agremiação.
A viúva dele, a ativista política e ex-senadora Lucia Topolansky, acompanhou a cerimônia até o traslado do corpo no parlamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de falecer, Pepe Mujica solicitou que fosse cremado e suas cinzas fossem depositadas na chácara que lhe era tão querida, onde sua cachorra Manoela fora sepultada em 2018. O funeralização está programado para amanhã, quinta-feira, 15.
Mujica enfrentou um câncer de esôfago, diagnosticado em maio de 2024, e faleceu na terça-feira, 13, aos 89 anos.
Acompanhe fotos da saída de Pepe Mujica
(Com informações da Rádio Agência e AFP).
Fonte: Carta Capital