MindsEye apresenta dificuldades para atingir 60 FPS em RTX 5090; desenvolvedores anunciam otimizações

A Build a Rocket Boy tem como prioridade corrigir a versão para PC de MindsEye.

12/06/2025 11h27

2 min de leitura

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(Imagem de reprodução da internet).

Lançado oficialmente em 10 de junho, MindsEye tem se mostrado um dos jogos mais desafiadores de 2025 até o momento. A situação do jogo é particularmente complicada no PC, onde mesmo uma placa RTX 5090 potente não consegue atingir 60 quadros por segundo de forma consistente.

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Um vídeo publicado no canal Compusemble demonstra que um dos principais problemas do jogo é seu consumo excessivo em VRAM. Rodando em 4K, ele utiliza até 19 GB de recursos, sem oferecer a qualidade visual que justificaria tal exigência.

Reduzir a qualidade visual no MindsEye eleva seu desempenho, porém não resolve os problemas do jogo. De acordo com o Tom’s Hardware, uma RTX 9070XT associada a uma CPU 9800X3D consegue rodar o título a 84 FPS em suas configurações mínimas, com uma variação de 1% entre 16 e 21 FPS.

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O estúdio Build a Rocket Boy identificou que o MindsEye teve um lançamento problemático e assegurou que implementará melhorias. A empresa declara que lançará ainda nesta semana um hotfix para a versão PC, que deverá trazer “melhorias iniciais para o desempenho de CPU e GPU”, além de otimizações no consumo de memória.

O jogo também diminuirá a complexidade do minigame CPR, uma nova configuração de profundidade de campo e correções para as tarefas MineHunter e Run Dungeon. Adicionalmente, o estúdio incluirá alertas sobre hardwares que podem causar conflitos e resultar em travamentos.

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Inicialmente, essas melhorias se concentram na versão PC de MindsEye. Quem adquiriu o jogo no PlayStation 5 ou Xbox Series X|S também receberá atualizações, porém, elas levarão um tempo maior devido a questões como o tempo necessário para autenticar as atualizações.

A editora do jogo não acredita em teorias da conspiração.

Com o lançamento do MindsEye, ressurgiram declarações de Mark Gerhard, co-CEO da Build a Rocket Boy. Após a publicação das primeiras versões antecipadas do jogo, ele comunicou no Discord que as críticas negativas decorriam de uma “campanha de difamação” com a participação de influenciadores remunerados.

Hakan Abrak, da editora IO Interactive, diverge dessa perspectiva. A IGN declarou que o MindsEye “é capaz de falar por si mesmo”, e cabe ao público formar sua própria opinião sobre a aventura. Pelo menos com base nas análises publicadas na Steam, o parecer atual não é muito favorável.

A Build a Rocket Boy declara que o lançamento do jogo de ação é apenas o início de sua trajetória. Além de continuar trabalhando em otimizações de desempenho, a empresa também promete a inclusão de novas histórias e a expansão dos recursos de criação do modo Build.MindsEye.

Fonte: Tom’s Hardware, Eurogamer, PC Gamer

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Fonte por: Adrenaline

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