Minissérie exalta a forte ligação com a cultura afro-brasileira e o moçambiquismo em São Paulo; veja como assistir

O projeto inclui três minidocumentários inéditos acerca das tradições do estado.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Betão Aguiar desenvolve há cerca de 15 anos uma das mais importantes pesquisas de cultura popular do país, com um acervo impressionante de discos, filmes, fotos e textos. Agora, lança três minidocumentários que dirigiu sobre tradições no estado de São Paulo: um grupo de caçadores em Cotia, um mosqueiro em Lorena e um trabalho de artesãos com a palha de milho crioulo em Guapiara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os filmes estarão disponíveis na plataforma CultSP Play a partir de 16 de maio, gratuitamente. Cada um tem duração de 15 minutos e reflete a sensibilidade de Betão, com tradições brasileiras que resistem à cultura de massa.

Além de pesquisador, ele é compositor e baixista que acompanha integrantes da música brasileira, como Arnaldo Antunes.

LEIA TAMBÉM!

O filme sobre a Congada de São Benedito, em Cotia, é uma herança do Mestre Dito. Suas filhas apresentam a tradição com seu ritmo, seus cantos e suas danças. Destaca-se o papel da manifestação como integração e representação do povo negro.

O minidocumentário sobre o Grupo Folclórico Religioso Moçambique São Benedito, de Lorena, revela a relação próxima de um casal com a tradição, desde a preparação das indumentárias até a conexão com os instrumentos. É emocionante a forma como o casal trata o moçambique.

Em Guapiara, artesãos utilizam a palha de milho crioulo e a taboa para produzir cestas, bolsas e outros artigos artesanais. O projeto incorpora sabedoria tradicional e a história da influência dos incas na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção dos minidocumentários é em parceria entre a Associação Paulista dos Amigos da Arte e a Zapipa Produções. Os registros são leituras visuais bastante íntimas dessas tradições e, por isso, possuem um enorme valor de veiculação.

Fonte: Carta Capital

Sair da versão mobile