Betão Aguiar desenvolve há cerca de 15 anos uma das mais importantes pesquisas de cultura popular do país, com um acervo impressionante de discos, filmes, fotos e textos. Agora, lança três minidocumentários que dirigiu sobre tradições no estado de São Paulo: um grupo de caçadores em Cotia, um mosqueiro em Lorena e um trabalho de artesãos com a palha de milho crioulo em Guapiara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os filmes estarão disponíveis na plataforma CultSP Play a partir de 16 de maio, gratuitamente. Cada um tem duração de 15 minutos e reflete a sensibilidade de Betão, com tradições brasileiras que resistem à cultura de massa.
Além de pesquisador, ele é compositor e baixista que acompanha integrantes da música brasileira, como Arnaldo Antunes.
LEIA TAMBÉM!
O filme sobre a Congada de São Benedito, em Cotia, é uma herança do Mestre Dito. Suas filhas apresentam a tradição com seu ritmo, seus cantos e suas danças. Destaca-se o papel da manifestação como integração e representação do povo negro.
O minidocumentário sobre o Grupo Folclórico Religioso Moçambique São Benedito, de Lorena, revela a relação próxima de um casal com a tradição, desde a preparação das indumentárias até a conexão com os instrumentos. É emocionante a forma como o casal trata o moçambique.
Em Guapiara, artesãos utilizam a palha de milho crioulo e a taboa para produzir cestas, bolsas e outros artigos artesanais. O projeto incorpora sabedoria tradicional e a história da influência dos incas na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A produção dos minidocumentários é em parceria entre a Associação Paulista dos Amigos da Arte e a Zapipa Produções. Os registros são leituras visuais bastante íntimas dessas tradições e, por isso, possuem um enorme valor de veiculação.
Fonte: Carta Capital