Ministério da Saúde estende a oferta de serviços de saúde por meio do SUS para pacientes de planos de saúde
Pacientes do sistema público de saúde poderão ser atendidos em hospitais e clínicas privadas, com o reembolso dos custos de cirurgias, consultas e exames.

O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (28.jul.2025) a expansão do programa Agora Tem Especialistas, permitindo que planos de saúde aderam a um sistema de ressarcimento do SUS. Pacientes da rede pública poderão ser atendidos na rede privada e receber o reembolso do valor de cirurgias, consultas e exames.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A consolidação dos dados de atendimentos provenientes das redes pública e privada ocorrerá na plataforma RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde). Entre 1º de agosto e 30 de setembro, o sistema receberá informações da população referentes ao período de 2020 a 2025. A partir de 1º de outubro, a transferência de dados será automatizada.
Os valores a serem convertidos em cobrança devem ser negociados com a ANS ou com a Procuradoria Geral Federal, neste último caso para débitos ativos.
LEIA TAMBÉM:
● A Universidade Stanford efetua a demissão de mais de 360 colaboradores
● Lula reduz a importância da crise com os EUA: “Mais simples de solucionar do que a miséria”
● Conselho de Economia da Presidência defende a autonomia do país e a Constituição Federal
Os serviços oferecidos por planos de saúde que atendem às necessidades dos estados e municípios serão direcionados para regiões prioritárias como:
As operadoras de planos de saúde precisam aderir voluntariamente ao programa para transformar a obrigação de ressarcimento em prestação de serviços, demonstrando capacidade técnica e operacional, e disponibilizando uma matriz de oferta que responda às necessidades do SUS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério analisa se os serviços de mídia e alta complexidade oferecidos pelos planos de saúde respondem às necessidades do SUS. Caso seja constatado que sim, a adesão é autorizada.
Fonte por: Poder 360