O Ministério das Relações Exteriores lançou um concurso público com 50 vagas para a função de terceiro-secretário na carreira de diplomata. A publicação foi feita no Diário Oficial da União na quinta-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Rio Branco publicará o edital do concurso. A primeira fase do concurso consistirá em prova objetiva, de caráter eliminatório.
A prova objetiva conterá questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.
LEIA TAMBÉM!
Os candidatos com melhor desempenho na primeira fase serão chamados para a segunda fase, em número a ser definido no edital, observando as políticas de inclusão de pessoas negras e pessoas com deficiência.
A segunda fase do concurso compreenderá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola ou língua francesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O período para conclusão da primeira prova foi diminuído para dois meses a partir da publicação do edital do concurso. Conforme a portaria, essa redução é necessária para adequação ao planejamento de atividades do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Rio Branco nos anos de 2025 e 2026.
A portaria também estabelece que a nomeação para os cargos em questão depende da autorização, em anexo ao orçamento anual e da observância das restrições previstas na lei de diretrizes orçamentárias.
Identifique as principais fraudes contra beneficiários do INSS
Fonte: CNN Brasil