O governo afirma manter contato com autoridades e espera a retomada das operações aéreas de Israel, que permanecem suspensas devido ao conflito.
O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira (Brasil) e Ayman Safadi (Jordânia) discutiram, neste sábado (14.jun.2025), a possibilidade de estabelecer uma rota terrestre de evacuação para políticos brasileiros que se encontram em Israel desde o início dos conflitos com o Irã.
A segunda comunicação do Itamaraty indica que o plano é deslocar as equipes de negociação por via terrestre até a fronteira com a Jordânia, contanto que haja condições mínimas de segurança no território israelense. Veja o documento completo (PDF – 176 kB).
O ministro das Relações Exteriores manteve contato hoje com seu homóda Jordânia, com o objetivo de estabelecer uma rota de evacuação por aquele país, caso as condições de segurança em Israel permitam um deslocamento terrestre até a fronteira.
O governo brasileiro afirmou ter conhecimento da presença de duas comitivas de autoridades estaduais e municipais em Israel, que estariam no país a convite de organizadores de um evento internacional de segurança.
As operações no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, foram suspensas desde o início dos ataques, devido à proibição do espaço aéreo em Israel, Irã e Iraque.
O Itamaraty mantém contato com diplomatas israelenses. A embaixada do Brasil em Tel Aviv acompanha diretamente a situação das delegações brasileiras. O ministério também confirmou diácom a chancelaria de Israel.
O secretário de África e Oriente Médio manteve contato telefônico com seu homóda chancelaria israelense, ocasião em que solicitou tratamento prioritário para a saída em segurança das delegações brasileiras. Até o momento, Israel tem recomendado que comitivas estrangeiras permaneçam no país até que haja condições para deslocamentos aéreos ou terrestres.
As equipes brasileiras, em uma feira de tecnologia e segurança em Israel, foram surpreendidas por uma ofensiva militar iraniana. Os participantes foram encaminhados a abrigos subterrâneos, em proteção contra mísseis e drones lançados pelo Irã.
Entre os participantes das delegações estão o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e o prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena (Progressistas).
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!