Ministério das Relações Exteriores avalia a possibilidade de repatriar diplomatas brasileiros em Israel por meio do Jordão
O governo afirma manter contato com autoridades e espera a retomada das operações aéreas de Israel, que permanecem suspensas devido ao conflito.
O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira (Brasil) e Ayman Safadi (Jordânia) discutiram, neste sábado (14.jun.2025), a possibilidade de estabelecer uma rota terrestre de evacuação para políticos brasileiros que se encontram em Israel desde o início dos conflitos com o Irã.
A segunda comunicação do Itamaraty indica que o plano é deslocar as equipes de negociação por via terrestre até a fronteira com a Jordânia, contanto que haja condições mínimas de segurança no território israelense. Veja o documento completo (PDF – 176 kB).
O ministro das Relações Exteriores manteve contato hoje com seu homóda Jordânia, com o objetivo de estabelecer uma rota de evacuação por aquele país, caso as condições de segurança em Israel permitam um deslocamento terrestre até a fronteira.
Leia também:
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
5 benefícios essenciais do INSS além da aposentadoria que você deve conhecer em 2025
O governo brasileiro afirmou ter conhecimento da presença de duas comitivas de autoridades estaduais e municipais em Israel, que estariam no país a convite de organizadores de um evento internacional de segurança.
As operações no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, foram suspensas desde o início dos ataques, devido à proibição do espaço aéreo em Israel, Irã e Iraque.
O Itamaraty mantém contato com diplomatas israelenses. A embaixada do Brasil em Tel Aviv acompanha diretamente a situação das delegações brasileiras. O ministério também confirmou diácom a chancelaria de Israel.
O secretário de África e Oriente Médio manteve contato telefônico com seu homóda chancelaria israelense, ocasião em que solicitou tratamento prioritário para a saída em segurança das delegações brasileiras. Até o momento, Israel tem recomendado que comitivas estrangeiras permaneçam no país até que haja condições para deslocamentos aéreos ou terrestres.
Feira de segurança em Israel
As equipes brasileiras, em uma feira de tecnologia e segurança em Israel, foram surpreendidas por uma ofensiva militar iraniana. Os participantes foram encaminhados a abrigos subterrâneos, em proteção contra mísseis e drones lançados pelo Irã.
Entre os participantes das delegações estão o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e o prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena (Progressistas).
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)