Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Justiça
  3. Ministério Público da Família e dos Direitos Humanos sugere que antigo edifício do DOPS se transforme em centro de memória no Rio de Janeiro

Ministério Público da Família e dos Direitos Humanos sugere que antigo edifício do DOPS se transforme em centro de memória no Rio de Janeiro

A proposta prevê a retomada do bem ao governo federal.

Por: Redação ZéNewsAi

14/05/2025 23:35

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) que, no prazo de 60 dias, implementem as medidas necessárias para converter o edifício do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) em um centro de memória em defesa dos direitos humanos e dos grupos sociais vítimas da violência de Estado praticada no local.

O imóvel foi doado à extinta Guanabara na década de 1960, sob a condição de uso para fins policiais e com a obrigação de preservação. Contudo, o edifício não cumpriu sua finalidade e encontra-se abandonado há mais de 15 anos, em estado de conservação inadequado.

Com base na recomendação do Ministério Público Federal, um parecer técnico do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) constatou que as condições da cessão não foram atendidas, o que justifica a reversão do imóvel ao patrimônio federal.

Leia também:

Temer e Wellington Franco absolvidos em caso da Usina de Angra 3!

Temer e Wellington Franco absolvidos em caso da Usina de Angra 3!

Rio de Janeiro: Estudo Revela Racismo e Desigualdade no Sistema de Justiça

Rio de Janeiro: Estudo Revela Racismo e Desigualdade no Sistema de Justiça

Paulo Gonet assume PGR em nome da técnica e contra a polarização política

Paulo Gonet assume PGR em nome da técnica e contra a polarização política

Em março de 2024, foi instaurado um inquérito civil público, a partir de representação do coletivo RJ Memória Verdade Justiça e Reparação. Em 17 de junho daquele ano, o MPF coordenou uma visita técnica, com a presença de representantes de diversas instituições e constatou o estado crítico de deterioração do imóvel.

No edifício foram encontrados vestígios de memória bem conservados, incluindo celas antigas e documentos originais. O diagnóstico evidenciou a necessidade de ações efetivas para assegurar a integridade da estrutura física e do acervo documental.

A conversão desse espaço em um centro de memória é uma medida de justiça e reparação histórica, afirma o procurador regional dos Direitos do Cidadão adjunto Julio Araujo. Para ele, preservar esse imóvel é afirmar o compromisso do Estado brasileiro com a verdade, a democracia e os direitos humanos.

O procurador, em nota, afirmou que locais como o antigo Dops não podem ser esquecidos ou apagados, necessitando ser ressignificados como espaços de resistência, lembrança e aprendizado para as futuras gerações.

Coleção

O MPF solicita que o estado do Rio de Janeiro e a Polícia Civil não apresentem impedimentos à atuação da União no imóvel e assegurem o acesso imediato e contínuo para as ações necessárias de preservação.

A Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Sepol) reconheceu não possuir condições para implementar ações de preservação e manifestou interesse em estabelecer um diá.

O MDHC manifestou interesse em estabelecer acordo com o governo estadual para possibilitar a transformação do edifício em centro de memória, com suporte e recursos financeiros.

Memória

O edifício possui valor simbólico, histórico e político. Sede da Polícia Central desde o início do século XX, representou um espaço relevante de onde foram emanadas políticas de criminalização da população negra após a abolição, motivadas por vadiagem, capoeiragem e outros delitos, sendo, sobretudo, um centro de tortura durante a ditadura.

A apreensão de objetos sagrados relacionados a religiões de matriz africana só foi possível após a Campanha Liberte Nosso Sagrado, com atuação do Ministério Público Federal em 2020.

Fonte: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Centro de memóriaDopsJustiçaRio de Janeiro
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Ucrânia: Paris Discute Garantias de Segurança com Zelensky e Aliados Globais!

06/01/2026 11:34 | 1 min de leitura

● CNH Mais Cara: Custo para Obter Carteira Nacional de Habilitação Dispara no Brasil!

06/01/2026 14:22 | 2 min de leitura

● Alckmin Revela: Brasil Quebra Recordes na Balança Comercial de 2025!

06/01/2026 16:04 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!