Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Ministério Público Federal, em colaboração com a família Herzog, solicita que o Supremo Tribunal Federal julgue rapidamente o caso envolvendo a Lei da Anistia

Ministério Público Federal, em colaboração com a família Herzog, solicita que o Supremo Tribunal Federal julgue rapidamente o caso envolvendo a Lei da Anistia

A cerimônia protocolar registrou discursos, que simbolizaram a concessão do documento de perdão a Vladimir Herzog à família do jornalista, detido e assa…

Por: Redação ZéNewsAi

26/06/2025 15:05

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Procurador-Geral da União, Jorge Messias, e Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, solicitaram, na quinta-feira (26), que o Supremo Tribunal Federal acelere o julgamento do processo que revisa a Lei de Anistia.

As declarações ocorreram em evento solene, que homenageou o documento de anistia concedido a Vladimir Herzog à família do jornalista, preso e assassinado pela ditadura militar há quase 50 anos. A cerimônia realizou-se no Instituto Vladimir Herzog, em São Paulo.

A principal discussão sobre a revisão da Lei da Anistia está em andamento no STF, sob a relatoria do ministro Dias Toffoli.

Leia também:

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador Vieira Aprova Marco Legal Antifacção com Novas Penas e Financiamento de GAECOs

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Senador busca adiar análise da Lei do Impeachment com críticas do STF!

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

Hugo Motta anuncia análise de casos contra Ramagem, Zambelli e Bolsonaristas na Câmara

A análise central é a avaliação da validade da lei em relação a crimes praticados por agentes estatais durante o regime militar, notadamente casos de desaparecimento de indivíduos e ocultação de corpos.

Ivo Herzog, filho do jornalista, declarou que o acordo com a AGU para o reconhecimento da anistia a Vladimir Herzog marca a ruptura de um modelo sobre o tratamento de processos judiciais relacionados à ditadura no Brasil.

Relembrou a luta da mãe, Clarice, por meio de mecanismos de Estado em busca de Justiça, e cobrou que a revisão da Lei da Anistia seja analisada pelo Supremo. Para ele, não levar o tema ao plenário é como “torturar os familiares”.

Há aqui um processo, que está parado com o relator, ministro Dias Toffoli, há muitos anos e a maior preocupação tem duas questões nesse sentido. Uma que não levar esse tema para o plenário e decidir, é quase uma forma de tortura com os familiares de desaparecidos que ficam esperando por isso. Vão fomentar mais ou menos a sua esperança em função do desfecho disso.

Conforme aponta Ivo Herzog, evitar a discussão sobre o tema contribui para a distorção do conceito de anistia.

“Contudo, isso acaba promovendo a distorção do conceito de anistia para grupos que recentemente tentaram abolir a existência do Estado democrático de direito. Assim, gostaria de solicitar uma reflexão ao ministro Dias Toffoli para liberar esse tema o mais brevemente possível ao nosso plenário, porquanto essa indecisão, essa questão mal resolvida, está fragilizando a nossa democracia”, concluiu.

O ministro Jorge Messias também aproveitou a ocasião para solicitar agilidade ao STF e declarou que “o julgamento precisa ser concluído o mais rápido possível”.

Levando em consideração quase 37 anos de redemocratização, é necessário que este julgamento seja concluído o mais rápido possível. Discorrer sobre anistia em um país com tamanhas injustiças como o Brasil, que passou por um processo de tentativa de golpe contra o estado democrático de direito recentemente, é algo que não se justifica.

O processo para o reconhecimento da anistia de Vladmir Herzog foi concluído em menos de cinco meses após o ajuizamento da ação. Além do documento de anistia, o acordo inclui o pagamento de indenização por danos morais à família. Também será efetuado o pagamento de valores retroativos da reparação econômica mensal destinada à viúva do jornalista, Clarice Herzog. Conforme a AGU, o montante total a ser pago à família é de aproximadamente R$ 3 milhões, acrescido da manutenção da prestação mensal.

Vladimir Herzog foi assassinado pela ditadura militar há quase 50 anos, com a morte fabricada como suicídio nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo. O ocorrido levou milhares de pessoas à Catedral da Sé para uma celebração ecumênica no sétimo dia, em 31 de outubro de 1975. O ato é considerado um dos marcos do movimento pela redemocratização.

Em 2018, o Tribunal Interamericano de Direitos Humanos julgou o Brasil por não ter investigado, julgado e punido os responsáveis pela tortura e morte de Herzog, determinando o reinício do processo penal.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Ditadura MilitarLei da AnistiaMinistério Público FederalSupremo Tribunal FederalVladimir Herzog
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!