Ministra das Mulheres comenta sobre o caso de Janja e TikTok

Comuniquei da primeira-dama sobre a plataforma, feitas ao presidente da China, vazaram para a imprensa.

16/05/2025 8h15

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, divulgou em redes sociais na quinta-feira (15.mai.2025) uma defesa da primeira-dama, Janja Lula da Silva, em relação ao vazamento de informações sobre a rede social TikTok durante uma reunião da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping (PCCh).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ministra manifestou sua solidariedade a Janja, considerando o episódio como mais uma triste manifestação de misoginia, sem que isso a desanime na luta contra o problema.

Segundo Márcia, Janja possui uma atuação muito importante no debate acerca dos impactos das redes sociais na vida de mulheres e crianças.

LEIA TAMBÉM:

O Ministério das Mulheres tem se dedicado a compreender e investir em um ambiente online saudável, com produção de dados sobre o funcionamento das plataformas e sobre como uma grande quantidade de canais, assim como as próprias plataformas, ganham dinheiro espalhando misoginia. As novas gerações são fortemente impactadas por esses conteúdos em redes como TikTok e Instagram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista à CNN Brasil, Janja também falou em misoginia no caso. “Vejo machismo e misoginia da parte de quem presenciou a reunião e repassou de maneira distorcida o que aconteceu. E vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que essa amplificação tenha o engajamento de mulheres”, declarou.

Na terça-feira (13.mai), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou ter feito a pergunta sobre o TikTok – controlado pela empresa chinesa ByteDance. Ele confirmou que sua esposa solicitou a palavra para se manifestar durante a reunião.

O presidente informou que perguntou a Xi sobre a viabilidade de enviar um representante de confiança do governo asiático para debater a regulamentação das plataformas digitais, incluindo o TikTok. “E então, a Janja solicitou a palavra para explicar o que está ocorrendo no Brasil, principalmente em relação às mulheres e às crianças”, declarou.

Na ocasião, o presidente também declarou que o vazamento provavelmente originou-se de alguém da comitiva brasileira que o acompanhava.

Como essa pergunta chegou à imprensa? Porque estavam só os meus ministros ali, o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a audácia de ligar para alguém e contar uma conversa que teve em um jantar, que era uma coisa muito, muito confidencial e muito pessoal, afirmou.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.