Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Ministra do STJ defende a Suprema Corte e critica interferências externas

Ministra do STJ defende a Suprema Corte e critica interferências externas

Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu a emissão de vistos para o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por: Redação ZéNewsAi

22/07/2025 18:09

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente do STJ, Herman Benjamin, defendeu o STF, a soberania nacional e criticou uma possível interferência internacional. A manifestação ocorre após as sanções do governo dos Estados Unidos contra ministros do Supremo.

Herman ressalta que o STF é essencial na defesa do Estado Democrático de Direito, das liberdades fundamentais e dos direitos humanos. São injustificáveis, sob qualquer ângulo, tentativas de interferência política, nacional ou internacional no seu funcionamento e na atuação independente de seus integrantes.

O ministro-presidente destaca que o Brasil possui uma democracia dinâmica, com instituições robustas e a separação de poderes, além de limites à atuação do Estado que derivam da presunção de inocência e do devido processo legal. Os princípios de uma sociedade democrática estão claramente consagrados na Constituição brasileira. O principal deles é a soberania, condição inegociável no Brasil e no mundo.

Leia também:

Lula denuncia emendas impositivas como “erro histórico” e desafia teto de gastos

Lula denuncia emendas impositivas como “erro histórico” e desafia teto de gastos

Prefeito Nunes Revela Conversa Direta com Governador Castro Sobre Segurança no Rio

Prefeito Nunes Revela Conversa Direta com Governador Castro Sobre Segurança no Rio

Arthur Lira critica atuação do STF e defende autonomia do Congresso em relação ao Orçamento

Arthur Lira critica atuação do STF e defende autonomia do Congresso em relação ao Orçamento

De acordo com uma apuração da CNN, Alexandre de Moraes e outros sete ministros do STF, bem como o procurador-geral da República, Paulo Gonet, tiveram seus vistos revogados pelo governo dos Estados Unidos.

A decisão foi tomada após Moraes determinar medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está sendo julgado na Justiça por liderar uma suposta trama golpista.

O ex-ministro do STF Celso de Mello e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) prestaram solidariedade aos ministros do Supremo e criticaram a tentativa de interferência internacional por Donald Trump. Os Estados Unidos já haviam anunciado a taxação das exportações brasileiras em 50% a partir de agosto.

O Supremo Tribunal Federal, em sua função de Tribunal Constitucional do Brasil, desempenha um papel fundamental na proteção do Estado Democrático de Direito, das liberdades fundamentais e dos direitos humanos. Constituem-se, portanto, injustificáveis, sob qualquer perspectiva, tentativas de interferência política, seja ela nacional ou internacional, no seu funcionamento e na atuação autônoma de seus membros.

O Brasil é atualmente uma democracia dinâmica, com eleições e mídia livre, instituições sólidas, separação de poderes e restrições à atividade estatal provenientes da presunção de inocência e do devido processo legal. Os princípios de uma sociedade democrática estão claramente estabelecidos na Constituição brasileira. O principal deles é a soberania, condição inegociável no Brasil e no mundo.

Os juízes federais e estaduais brasileiros são selecionados com base no mérito, após aprovação em concurso público nacional de difícil realização. O Poder Executivo não exerce controle sobre o Poder Judiciário, e seria inviável que assim desejasse, seja para interromper processos, seja para influenciar o desfecho de julgamentos. No relacionamento com outros países, em conformidade com a Constituição de 1988, nosso comportamento se baseia na igualdade entre nações, na não-intervenção e na solução pacífica de conflitos. Entre os princípios estabelecidos na Constituição, reiteradamente, no artigo 1º, está o respeito à soberania – a nossa e a dos demais.

A intervenção interna ou externa na livre atuação do Judiciário contraria os pilares do Estado de Direito, pois implicaria corroer a independência, a imparcialidade e a probidade que se exigem dos juízes. Coagir ou ameaçar os julgadores (e seus familiares) com o intuito de que alterem ou distorçam a aplicação do Direito enfraquece e deslegitima a base de um modelo de justiça fundamentado no princípio de que a lei deve valer e deve valer, com o mesmo peso, para todos, sem privilégios e sem perseguições.

Esses são os princípios que devem ser mantidos, atualmente e para sempre.

No Brasil, as decisões dos tribunais com competência nacional são tomadas ou confirmadas de forma colegiada. Adicionalmente, o processo civil e penal contempla um vasto conjunto de recursos. Dessa forma, existem mecanismos robustos de equilíbrio e contraposição que garantem a integridade e a solidez do sistema judiciário.

ANTONIO HERMAN BENJAMIN

Presidente do STJ

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
interferência internacionalJair BolsonaroSTJSupremo Tribunal Federalvistos revogados
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!