Ministro diz que Israel pode autorizar navios a levar ajuda à costa de Gaza
31/12/2023 às 17h45
Israel já se preparou para permitir que navios entreguem auxílio humanitário à Faixa de Gaza “imediatamente”, como parte de uma proposta de corredor marítimo desde o Chipre, afirmou o ministro das Relações Exteriores israelense, Eli Cohen, neste domingo (31), citando quatro países europeus como possíveis participantes.
Conforme o acordo proposto em Nicosia em novembro, a carga passaria por uma inspeção de segurança no porto de Larnaca, em Chipre, antes de ser levada para a costa de Gaza, que fica a 370 km de distância. Dessa forma, evitaria-se utilizar o caminho do Egito ou de Israel.
Israel disse que o corredor é uma forma de cortar seus laços civis com Gaza. Isso ocorreu após uma ofensiva de 12 semanas em retaliação a um ataque do Hamas que cruzou a fronteira.
Com centenas de milhares de civis palestinos deslocados, a ideia também pode contribuir para o cumprimento de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU de 22 de dezembro cobrando mais mecanismos de alívio humanitário.
Ele disse que alguns países, como o Reino Unido, França, Grécia e Holanda, possuem navios que podem ir diretamente para a costa de Gaza, já que não há um porto de águas profundas lá. Ele talvez esteja sugerindo que espera que esses países utilizem esses navios para descarregar a ajuda em Gaza, em vez de fazê-lo em Israel.