Internacional

Ministro israelense criticou Biden por não dar o mesmo apoio que o Trump, alegando que “Com Trump, a situação seria completamente diferente”


Ministro israelense criticou Biden por não dar o mesmo apoio que o Trump, alegando que “Com Trump, a situação seria completamente diferente”
(Foto Reprodução da Internet)

O presidente dos EUA, Joe Biden, não apoia totalmente os objetivos de Israel na guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza.

O ministro israelense da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, expressou críticas em uma entrevista ao Wall Street Journal.

Continua depois da publicidade

“Em vez de nos dar o seu apoio total, Biden está ocupado fornecendo ajuda humanitária e combustível (para Gaza), que vai para o Hamas”, disse o ministro de extrema-direita.

“Se Trump estivesse no poder, a conduta dos EUA seria completamente diferente”, acrescentou Ben Gvir, chefe do partido nacionalista Poder Judaico.

Em contraponto, Benny Gantz, ex-ministro da Defesa e membro do gabinete de guerra de Israel, respondeu a Ben Gvir, chamando os seus comentários de “irresponsáveis”.

Continua depois da publicidade

Em um tweet anterior, Gantz pediu para Netanyahu lhe advertir.

Ele afirmou que é aceitável ter divergências com os Estados Unidos, nosso principal aliado. No entanto, ele ressalta que essas disputas devem ser travadas em fóruns apropriados, em vez de fazer declarações irresponsáveis na mídia, o que prejudica as relações estratégicas com Israel, a segurança do país e os esforços militares em andamento.

Yair Lapid, líder da oposição, também criticou os comentários de Ben Gvir no X. Ele afirmou que a entrevista foi prejudicial para Israel, atacando sua posição internacional e o esforço de guerra. Além disso, Lapid alega que Gvir demonstrou não entender nada sobre política externa.

Netanyahu está enfrentando pressão de todos os lados, porque há disputas na sua coligação e no gabinete de guerra que podem causar uma quebra no governo. Além disso, grandes protestos em todo o país exigem que ele renuncie e convoque novas eleições.


🔥 Recomendado para voçê 🔥