Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Ministros do governo Lula consideram que a taxa Selic deve ser mantida como “adequada”

Ministros do governo Lula consideram que a taxa Selic deve ser mantida como “adequada”

Líderes de alto escalão preveem que a inflação possibilite a redução da taxa até o fim do ano.

Por: Redação ZéNewsAi

31/07/2025 13:59

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consideram “adequada” a manutenção da Selic em 15% ao ano. A autoridade monetária interrompeu o ciclo de altas na taxa básica de juros na quarta-feira (30.jul.2025), iniciado em setembro de 2024 – há quase 1 ano. A decisão foi unânime.

A alta cúpula do Poder360 afirmou que chegou o momento de considerar o retorno da redução da taxa. Espera-se que a inflação, atualmente em 5,5%, permita que isso ocorra até o fim do ano. O mercado projeta o IPCA em 5,09%.

Formulário de cadastro

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

O movimento de manutenção já havia sido sinalizado pelos membros do Copom (Comitê de Política Monetária) na reunião anterior do colegiado, em junho. Agentes financeiros também já esperavam a manutenção do juro-base. Segue o documento integral (PDF – 31 kB) do comunicado.

O Copom declarou existir um cenário caracterizado por alta incerteza. Adicionalmente, ressaltou que a tarifa protecionista dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros aumenta essa situação e demanda “cautela”.

A situação externa se mostra mais desfavorável e incerta considerando o cenário e a política econômica nos Estados Unidos, sobretudo em relação às políticas comerciais e fiscais e seus respectivos impactos.

Em relação ao Brasil, declarou que o “mercado de trabalho ainda exibe dinamismo” e que “a inflação plena e as medidas subjacentes permaneceram acima da meta inflacionária”.

O comitê avalia que manter a taxa básica de juros inalterada por mais tempo e monitorará se essa conduta é suficiente para garantir a convergência da inflação à meta.

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Afeta diretamente as taxas cobradas em empréstimos, financiamentos e investimentos. No mercado financeiro, influencia o rendimento de aplicações.

O índice manteve-se no nível mais elevado desde julho de 2006, quando atingiu 15,25% ao ano – a taxa permaneceu nesse patamar de 1º de junho a 19 de julho de 2006. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrava-se na fase final de seu primeiro mandato naquele ano.

A última vez que o Banco Central reduziu as taxas de juros foi em maio de 2024, quando a taxa estava em 10,5% ao ano. Em seguida, foram realizadas duas revisões antes do início de novos aumentos.

O controle da inflação

A taxa Selic em 15% ao ano se justifica principalmente pelo controle da inflação. O crédito mais caro reduz o consumo e a produção, fazendo com que os preços não aumentem com tanta velocidade.

A forma mais prática e simplificada é o financiamento de um automóvel: com juros elevados, a compra se torna menos interessante, diminuindo a demanda. Com menos consumidores, os vendedores tendem a manter ou até reduzir os preços para evitar a perda de vendas.

A política monetária estabelece que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) não deve ultrapassar a marca de 4,5%.

Caso o objetivo não seja alcançado no primeiro semestre e, ao final do ano, o Banco Central deve enviar uma carta justificando o resultado. Isso ocorreu nos primeiros seis meses de 2025.

A inflação anualizada em junho ficou em 5,35%, acima do limite da meta, que era de 4,5%. O Banco Central projetou que a inflação só retornaria ao intervalo meta no primeiro trimestre de 2026.

O documento é assinado pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Trata-se de uma carta aberta que tem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como destinatário.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Banco CentralIPCA
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● CNH Mais Cara: Custo para Obter Carteira Nacional de Habilitação Dispara no Brasil!

06/01/2026 14:22 | 2 min de leitura

● Alckmin Revela: Brasil Quebra Recordes na Balança Comercial de 2025!

06/01/2026 16:04 | 1 min de leitura

● Cruzeiro Enfrenta Surpresa Esporte de Patos na Copinha – Xsports Transmite!

06/01/2026 14:25 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!