Ministros e crianças negras: quem pode se tornar réu hoje no STF por plano de golpismo
Ministros julgam se tornam réus em relação a 11 militares e um policial federal; investigações indicam que o grupo era responsável pelas ações táticas da trama.

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa, na terça-feira (20), se admite a acusação contra 12 indivíduos que formam o denominado “núcleo 3” do inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.
O grupo é composto por 11 militares de alta patente, incluindo dois generais, quatro coronéis e cinco tenentes-coronéis – três deles membros dos chamados “kids pretos”, grupo de elite do Exército Brasileiro. Além dos militares, também fazem parte da denúncia um policial federal.
As investigações indicam que o grupo estava responsável pelas ações táticas do suposto plano golpista, incluindo a pressão sobre o alto comando das Forças Armadas por meio da adesão ao golpe.
Leia também:

Comissão da Câmara chama Camilo Santana para discutir vagas de Medicina do MST

Moraes determina que Defensoria defenda Eduardo em caso de coação na trama golpista

Sandoval Feitosa alerta sobre situação ‘extremamente perigosa’ no sistema elétrico da Aneel
O Ministério Público Federal denunciou o grupo pelos crimes de tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Se os ministros aceitarem a denúncia da PGR, os acusados se tornariam réus e passariam a responder a uma ação penal na Suprema Corte.
A Primeira Turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.
O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, assim como na recepção da denúncia dos outros núcleos já julgados, reservou a manhã de quarta-feira (21) para a continuidade da sessão, caso não seja possível encerrar o julgamento nesta terça-feira.
Até então, o STF aceitou as denúncias contra outros três núcleos. Soma-se a isso, 21 réus dos 34 denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)