Míriam Leitão assume a cadeira de Cacá Diegues na ABL

A jornalista e escritora Míriam Leitão foi eleita com 20 votos para a cadeira 7, anteriormente desocupada desde o falecimento de Cacá Diegues, em fevereiro de 2025.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A jornalista e escritora Miriam Leitão foi eleita a mais nova integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta quarta-feira (30/04). Ao ser escolhida, Miriam Leitão assume a cadeira sete, anteriormente ocupada pelo diretor e roteirista Cacá Diegues, falecido em fevereiro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 16 livros publicados, Miriam Leitão se junta a outras cinco mulheres que compõem a atual formação da ABL. A escritora, jornalista, recebeu o Prêmio Jabuti de Não Ficção por “Saga Brasileira” em 2012 e o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano, concedido pela União Brasileira dos Escritores, em 2024.

Conheça a trajetória de Miriam Leitão.

Para a disputa pela Cadeira 7 da ABL, Míriam obteve 20 votos entre os 37 disponíveis. Os demais concorrentes foram Cristovam Buarque, Tom Farias, Ruy da Penha Lôbo, Ântonio Hélio da Silva, Rodrigo Cabrera Gonzales, Daniel Henrique Pereira, Angelos D’Arachosia, José Gildo Pereira Borges, Tamara Ribeiro de Oliveira, Martinho Ramalho de Melo, Chislene de Carvalho, Edir Meirelles, Claudenilson Fernandes de Jesus, Ivan Luís Vieira Piffer e Marcia Camargos.

LEIA TAMBÉM!

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile