O ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsabilizou os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo descumprimento das medidas cautelares que resultaram na prisão domiciliar do ex-presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão determina que Flávio Bolsonaro (PL-RJ) removeu um vídeo que evidenciou a participação de Bolsonaro em manifestação contra o Judiciário, visando ocultar a infração relacionada às restrições aplicadas.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM!
O vídeo publicado e depois removido por Flávio, no dia 3 de agosto, apresentava o ex-presidente conversando com manifestantes em Copacabana, no Rio de Janeiro, via telefone, mesmo com a proibição de Bolsonaro em atos públicos.
Moraes declarou que Bolsonaro empregou seus filhos e seguidores para contornar as restrições. O ministro indicou que eles utilizaram “conteúdo pré-definido” para publicações que incitavam ataques ao Supremo Tribunal Federal.
O evidente descaso com as medidas cautelares foi tão explícito, que, repete-se, o próprio filho do réu, o Senador Flávio Bolsonaro, decidiu excluir a publicação feita em seu perfil na rede social Instagram, com o objetivo de esconder a infração legal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsonaro está proibido de utilizar as redes sociais como parte das medidas cautelares determinadas por Moraes. A restrição foi definida após operação da PF (Polícia Federal) em 18 de julho.
O ministro declara que a proibição das redes, seja de forma direta ou por intermédio de terceiros, não pode ser contornada por artifícios ou “milícias digitais”.
Assim, a prática foi vista como uma maneira de disseminar informações falsas e de “manter o padrão de ações ilícitas já investigadas”.
Em razão do descumprimento, Moraes endureceu: proibiu o uso de celular, gravação de imagens e restringiu visitas ao ex-presidente — exceto advogados e pessoas autorizadas.
O VÍDEO
Flávio Bolsonaro permitiu que o pai falasse ao vivo durante um evento realizado no domingo (3 de agosto de 2025), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Agradeceu a presença do público ao anunciar a participação de Bolsonaro por telefone: “Quero agradecer a cada um que veio aqui hoje e ficou até esse momento sob o sol. Sei que é cansativo, mas, para retribuir, vocês vão ouvir uma ‘boa tarde’ do melhor presidente da história do Brasil, que está na linha comigo agora”.
Bolsonaro declarou durante a ligação: “Obrigado a todos. É pela nossa liberdade. Pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos”.
Fonte por: Poder 360
