Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Moraes prossegue com depoimentos em relação ao atentado tentado na terça-feira

Moraes prossegue com depoimentos em relação ao atentado tentado na terça-feira

O ex-comandante da Aeronáutica Almir Garnier será o primeiro a ser ouvido; confira como ocorreram os depoimentos nesta segunda-feira. Leia no Poder360.

Por: Redação ZéNewsAi

09/06/2025 22:01

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu às 19h49 desta 2ª feira (9.jun.2025) o 1º dia de interrogatórios dos réus do núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado. Até o momento, prestaram depoimento o tenente-coronel Mauro Cid e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que foi diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

A sessão pública será retomada na terça-feira (10/06), às 9h, na sala da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal. O primeiro a ser ouvido será o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A comissão iniciou o interrogatório dos acusados no núcleo fundamental da ação penal por tentativa de golpe. De acordo com o MP, os integrantes desse grupo teriam sido responsáveis por liderar as ações da organização criminosa que visavam impedir a posse de Lula.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Cid confirmou em seu depoimento que Bolsonaro recebeu, leu e solicitou alterações na “minuta do golpe” — um texto de um possível decreto para implantar estado de sítio ou de defesa, que teria de ser aprovado pelo Congresso. O ajudante de ordens do ex-presidente teria solicitado a remoção de um trecho que determinava a prisão de Alexandre de Moraes.

Ouça outros trechos da declaração de Cid:

Ramagem, por sua vez, negou participação na tentativa de golpe e no uso ilegal da Abin. As investigações da PF (Polícia Federal) revelaram documentos que sustentaram a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República). Esses documentos incluíam cartas de Ramagem direcionadas a Bolsonaro, nas quais ele questionava as urnas eletrônicas.

O parlamentar assegurou não ter direcionado as cartas ao ex-presidente e que a forma como as redigiu era uma forma de “unir conceitos”. Segundo Ramagem, os documentos eram “algo pessoal, com minhas opiniões e anotações variadas”.

Audiência

Antes do início da sessão, Mauro Cid fez reverências aos generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministros do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e da Defesa, respectivamente.

Cid também cumprimentou o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. Bolsonaro recebeu um aperto de mãos antes do início da sessão.

Após a audiência, os advogados de Bolsonaro afirmaram que o depoimento de Cid foi “extremamente positivo” para a defesa, porquanto o tenente-coronel apontou inconsistências que não foram esclarecidas.

Celso Vilardi afirmou aos jornalistas que Cid mente e possui “memória seletiva”. Durante a sessão, Vilardi apresentou uma gravação do militar sobre uma reunião que, segundo o advogado, não ocorreu.

No documento, Cid relata que empresários exerceram pressão sobre Bolsonaro com o objetivo de revertar o resultado das eleições de 2022. Questionado pelo advogado sobre a autoria da mensagem, o tenente-coronel afirmou “não se lembrar”, mas acredita que ela possa ter sido destinada ao general Freire Gomes.

A gravação foi apreendida pela Polícia Federal durante as investigações. A conversa revela que o grupo de executivos se reuniu com Bolsonaro em 7 de novembro de 2022. Estavam presentes o fundador da construtora Tecnisa, Meyer Nigri, e o dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang.

Interrogatórios

A Primeira Turma do STF iniciou nesta segunda-feira (9.jun) o interrogatório dos réus no núcleo central do processo penal por tentativa de golpe de Estado. De acordo com a PGR, os integrantes desse grupo teriam sido responsáveis por liderar as ações da organização criminosa que visavam impedir a posse de Lula.

Pertencem ao grupo:

Os depoimentos devem ser concluídos até quinta-feira (13.jun). O primeiro a ser ouvido é Mauro Cid, que firmou um acordo de cooperação com o STF. Os demais réus serão ouvidos em sequência, em ordem alfabética. A ordem foi estabelecida para que todos tenham ciência do que o delator declarou e, assim, possam exercer o devido processo legal.

Todos os réus do núcleo estão obrigados a comparecer nos interrogatórios, mas podem permanecer em silêncio e responder a algumas ou nenhuma pergunta. O relator, ministro Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os advogados podem fazer perguntas. Se outros ministros da 1ª Turma comparecerem, também podem questionar os réus.

Após as audiências, os réus não precisam mais comparecer. A única pessoa do grupo que não irá até o plenário da 1ª Turma é o general Braga Netto, que está preso preventivamente no Rio de Janeiro desde dezembro. Ele participa por videoconferência.

Os interrogatórios são parte da fase instrutória do processo criminal – momento de coleta de provas. As testemunhas do Ministério Público e da defesa já prestaram depoimento e ainda podem ser produzidas provas documentais e periciais, caso sejam solicitadas pelas partes e autorizadas pelo relator, ministro Alexandre de Moraes.

Podem ser realizadas, eventualmente, investigações adicionais para confirmar informações relevantes durante o processo. Só após essa fase as acusações e as defesas devem apresentar suas alegações finais e Moraes elaborará o relatório final para o julgamento.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alexandre de MoraesAlmir GarnierMauro CidPaulo Gonet
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Mundo

Alerta Máximo: 2026 Pode Superar 1,5°C com Aquecimento Global em Níveis Históricos!

14/01/2026 11:47 | 2 min de leitura

● Alerta Global: Planeta Alcança Terceiro Ano Consecutivo de Temperaturas Extremamente Quentes!

14/01/2026 11:45 | 2 min de leitura

● Nestlé enfrenta crise global por contaminação de fórmulas; China critica e prejuízos disparam!

14/01/2026 15:24 | 1 min de leitura

● Rafael Kupper Bonizio Oliva: Da Crise ao Milhão e um Plano Ambicioso para o Empreendedorismo!

14/01/2026 11:54 | 2 min de leitura

● Justin Bariso Revela: Domine a Inteligência Emocional e Elimine Conflitos no Trabalho!

14/01/2026 14:39 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!