Moraes: Qual a opinião do ministro do STF sobre o inquérito conduzido por Trump?
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não tem interesse no envolviment…

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não tem interesse no apoio do governo brasileiro nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração de Moraes se insere em um contexto de crise diplomática entre os dois países, caracterizada por tensões políticas e comerciais.
A crise começou quando os Estados Unidos aplicaram tarifas comerciais sobre produtos brasileiros, justificando-as por práticas comerciais consideradas desleais.
LEIA TAMBÉM:
● Ministro Barroso refuta alegações de caráter autoritário do Poder Judiciário no Brasil
● PT, PDT e Podemos se opõem à escolha de Ricardo Ayres para liderar a investigação
● Moraes indeferiu novo recurso e mantém pena de 14 anos de reclusão para ‘Débora do Batom’
Posteriormente, o presidente Donald Trump atacou publicamente o STF e manifestou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, provocando repúdio no governo brasileiro.
Moraes e a investigação de Trump
Moraes ressaltou a relevância de uma posição independente e transparente do Brasil em investigações internacionais. Em diálogo com o presidente Lula, Moraes afirmou que não almeja a intervenção do governo brasileiro em sua defesa diante das acusações de Trump nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Folha de S.Paulo, ele considera que a justiça deve prosseguir conforme o devido processo, honrando a soberania de cada nação.
A reportagem também ouviu relatos de que, durante o jantar na quinta-feira (31), no Palácio da Alvorada, ele declarou não ter intenção de estabelecer relações com os Estados Unidos. Contudo, não excluiu a possibilidade de atuação do Ministério Público Federal em seu apoio em âmbito internacional.
O ministro permaneceu calmo, conforme informações, e reduziu a probabilidade de enfrentar sanções impostas pelos Estados Unidos em solo brasileiro. Moraes acrescentou que não renunciará ao seu trabalho face à ameaça.
Fonte por: FDR