Mortalidades causadas por policiais em SP aumentaram 61% e ocupam o primeiro lugar no ranking de maiores ocorrências no país
Operação Escudo e a alteração das câmeras corporais são apontadas como fatores para o aumento no estado.

O estado de São Paulo apresentou o maior crescimento percentual em MDIP (morte decorrente de intervenção policial) no Brasil em 2024, com aumento de 60,9% em relação a 2023. A informação consta do Anuário de Segurança Pública 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incremento se dá em um contexto nacional, onde também houve elevação da letalidade policial, que representa 14,1% do total de MVI (Mortes Violentas Intencionais) no país, o maior índice da última década.
No ano de 2024, 6.243 pessoas faleceram em confrontos com policiais civis e militares em todo o Brasil. A maior taxa de crescimento ocorreu em São Paulo, relacionada principalmente à Operação Escudo, conduzida na Baixada Santista, e às mudanças no programa de câmeras corporais.
LEIA TAMBÉM:
● A cidade de SP concentra 18,5% de todos os roubos e furtos de celulares registrados no país
● SP com atuação abaixo do esperado é poupado por Ferreirinha e Luciano na vitória contra a Juventude pelo Campeonato Brasileiro
● Tribunal declara ato do governo estadual inválido
O aumento da letalidade policial no estado se manifesta em dados municipais. As cidades de Santos e São Vicente, ambas em São Paulo, aparecem entre as dez maiores do país em relação à proporção de mortes causadas por policiais em relação ao total de ocorrências policiais.
O contexto da violência no estado.
Em 2024, o estado de São Paulo apresenta a menor taxa geral de Mortes Violentas Intencionais do país, com 8,2 MVI por 100 mil habitantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estudo dos dados aponta para uma alteração na classificação do estado. Em 2023, São Paulo estava no grupo de letalidade policial “intermediário”, com as MDIP variando entre 10,1% e 20% das mortes violentas.
Em 2024, o cenário evoluiu para um grupo de letalidade “significativamente superior”, onde as mortes envolvendo policiais representam mais de 20,1% do total de acidentes de moto.
Fonte por: CNN Brasil