Ao avistar um Jeep Patriot com placas do Canadá nas estradas do Brasil, é certo que ele transporta uma história peculiar. O veículo chama atenção por nunca ter sido vendido oficialmente no país e por apresentar placas coloridas da província da Colúmbia Britânica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Jeep Patriot percorreu aproximadamente 23 mil quilômetros em quatro meses, desde sua partida. Victor Lopes, morador do Canadá há oito anos, empreendeu a viagem como uma pausa sabática, com previsão de conclusão no final de 2024.
Victor optou por um Jeep Patriot 2012 para sua jornada. O veículo, com motor 2.4 litros a gasolina de 172 cavalos e câmbio automático de seis marchas, já contava com 240 mil quilômetros rodados antes da viagem. “O carro demonstrou ser incrivelmente resistente, mesmo com a alta quilometragem. Realizei uma revisão completa em Vancouver antes de partir e ele não apresentou falhas mecânicas durante todo o percurso”, relata.
LEIA TAMBÉM!
O Patriot foi adaptado para longas viagens, com bancos traseiros convertidos para um colchão e o interior otimizado com compartimentos para utensílios e um cooler. Victor transportava ainda equipamentos essenciais, incluindo um compressor de ar portátil e um kit de bateria.
A logística foi um dos pilares da viagem. “Planejei durante dois anos e gastei cerca de R$ 60 mil na viagem”. Aplicativos como o iOverlander foram essenciais para encontrar locais seguros para pernoitar e áreas de camping. Em regiões urbanas, Vítor optava por estacionar em áreas movimentadas e seguras.
A Expedição: 13 Países, Diversas Culturas
A rota contemplou 13 países, iniciada em Vancouver, Canadá, seguindo pelos Estados Unidos e percorrendo a América Central e do Sul até o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O destino final foi Uberlândia (MG), cidade natal do aventureiro. Destaques foram os parques nacionais americanos, incluindo Yellowstone e Yosemite, as praias da Baja California, no México, e as paisagens vulcânicas da América Central.
Entretanto, a situação não foi isenta de dificuldades. “Na Nicarágua, a burocracia para entrar no país foi desgastante. Foram quatro horas para liberar o carro na fronteira”, recordou Victor. A Venezuela, por sua vez, apresentou outro obstáculo, com o veículo sendo parado em aproximadamente 50 blitz ao longo do percurso.
A viagem foi suave, apesar de ter ocorrido apenas com dois pneus furados, mesmo com o veículo tendo mais de 240 mil quilômetros rodados. “Os Estados Unidos possuem uma infraestrutura impecável, mas a transição para o México já evidenciou uma grande diferença nas estradas”, afirmou.
Apesar disso, a experiência foi marcada por conexões humanas. “O que mais me impactou foi a recepção calorosa em grande parte dos lugares. Mesmo com o carro chamando atenção pelos adesivos e pela placa estrangeira, fui muito bem recebido”, relata.
Para o viajante de 36 anos, a viagem não se resumiu aos locais visitados, mas também às relações que ele construiu ao longo do percurso. “Representou uma experiência transformadora, que me possibilitou compreender mais a cultura de cada país e, sobretudo, refletir sobre meu próprio caminho.”
Jeep Patriot: modelo que deu origem ao Compass no Brasil.
O Jeep Patriot foi um SUV compacto, em termos americanos, porém médio no mercado brasileiro, e foi fabricado entre 2006 e 2016. O modelo alcançou mais de 1,8 milhão de unidades vendidas, principalmente na América do Norte e Europa. Ao ser descontinuado, deu lugar à segunda geração do Jeep Compass, também produzido e comercializado no Brasil.
Com 4,40 de comprimento e 2,63 de distância entre-eixos, apresenta capacidade de reboque de até 907 kg, sendo uma opção acessível para atividades ao ar livre. O modelo disponibilizava dois pacotes de tração 4×4.
O Freedom Drive I é um sistema 4×4 com tração integral ativa, com modo de travamento, adequado para condições climáticas desfavoráveis ou terrenos de baixa aderência. Já o Freedom Drive II Off-Road Package inclui o sistema CVT2L com modo reduzido (19:1), pneus off-road de 17 polegadas, rodas de alumínio, ganchos de reboque, protetores de cárter e estepe de tamanho completo, oferecendo capacidade Trail Rated e sendo indicado para terrenos mais exigentes.
Vinculada à versão inicial, apresentava controle eletrônico de estabilidade (ESC), mitigação eletrônica de rolagem, assistente de partida em rampa, faróis de névoa e porta-copos iluminados, além de lanterna removível/recarregável. Possuía também bancos traseiros rebatíveis 60/40, coluna de direção ajustável, espelhos de sol deslizantes, vidros traseiros escurecidos, barras longitudinais no teto e controle de cruzeiro.
Este modelo de fotos corresponde à versão North Edition, baseada no Patriot Latitude. Possuía ar-condicionado, vidros e travas elétricas, espelhos externos aquecidos, bancos dianteiros aquecidos, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de 17 polegadas e volante revestido em couro com controles de áudio e velocidade. Incluía também banco do passageiro dianteiro rebatível e inversor de 115 volts, proporcionando maior praticidade e conforto.
Jeep Compass: SUV médio vendido com preço de compacto.
Fonte: CNN Brasil