Motos de média cilindrada ganham destaque no Brasil; Honda, BMW e Triumph investem no setor
Honda, BMW e Triumph investem em segmento que corresponde a 18% da produção nacional de motocicletas.

Retorno da CB 500 Hornet e Crescimento do Segmento de Motos
Com o recente lançamento da CB 500 Hornet, um nome icônico volta a ser visto nas ruas. Este modelo é a primeira integrante de uma nova linha de motos que inclui também a CB 750 Hornet e a CB 1000 Hornet. A novidade da marca japonesa conta com um motor bicilíndrico de 471 cc, gerando 49,6 cv a 8.500 rpm. O preço sugerido é de R$ 43.040.
A Honda não apenas resgata um nome famoso, mas também evidencia a dinâmica do segmento de média cilindrada. Dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) mostram que, até agora, foram produzidas 1.326.963 motocicletas, sendo que 18,5% (34.557) pertencem à categoria de média cilindrada.
Lançamentos da Triumph e Produção em Alta
Recentemente, a Triumph anunciou o lançamento global da Scrambler 400 XC, que se junta à linha Modern Classic. A marca inglesa registrou um aumento na produção em 2024, superando 13.500 unidades fabricadas. Esse crescimento é atribuído à crescente demanda por modelos de 400 cilindradas.
Leia também:

Campari lança champanhe do Oscar no Brasil e aposta no luxo

Havaianas lança coleção ‘Feita de Ginga’ com estampas que celebram o Brasil

Victoria Beckham e Oscar: Os Melhores Filmes e Séries para Maratonar
Entre os modelos disponíveis estão a Scrambler 400 X, com preço de R$ 33.990, e a Speed 400, custando R$ 29.990. Este é o primeiro ano da linha 400cc no Brasil, que já contabiliza mais de 8.500 motos emplacadas.
Produção Nacional e Relevância do Brasil
Uma parte significativa dos modelos de média cilindrada é fabricada no Brasil. A Triumph, por exemplo, investiu 1 milhão de libras para aumentar sua capacidade produtiva em Manaus (AM), adicionando um turno na linha de produção para atender à demanda.
Outro modelo produzido na planta do BMW Group é a C 400 X, que começou a ser fabricada há cinco meses. “Este é o terceiro modelo que iniciamos a produção neste ano, de um total de seis previstos para 2025. Esse ritmo acelerado demonstra a relevância da nossa fábrica no ecossistema global da BMW Motorrad e a confiança na demanda do mercado brasileiro”, afirma Alex Donatti, diretor da fábrica em Manaus. Em 2024, o segmento abaixo de 500 cc, que inclui os modelos G 310 GS, G 310 R e G 310 RR, totalizou 22.339 unidades.
Concorrência no Segmento de Motos
A Ducati Scrambler, uma das marcas mais tradicionais do segmento, está em busca de uma nova geração. A Kawasaki, por sua vez, compete com modelos como as esportivas Ninja 300 e Ninja 500, a trail Versys-X 300, a naked Z500 e a estradeira Eliminator 500.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)