Motta considera indicar Nikolaos Ferreira para liderar a CPI do INSSE

O presidente da Câmara está incomodado com a retórica do governo de “nós contra eles” em relação à derrubada do IOF. no Poder360.

30/06/2025 20h37

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicano-PB), está considerando indicar um nome mais alinhado com o grupo de deputados próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como Nikolas Ferreira (PL-MG), para a relatoria da CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre os desvios no INSSE (Instituto Nacional do Seguro Social), apurou o Poder360.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A movimentação ocorre após desencontros entre a cúpula do Congresso e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nesta segunda-feira (30 de junho), Motta rebateu críticas sobre a revogação do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Um dia antes, o PT divulgou um vídeo que intensifica o discurso de confronto entre pobres e ricos. O tema é um dos preferidos de Lula: os pobres pagam muitos impostos, enquanto os ricos pagam quase nada.

Aqueles que fomentam a divisão entre grupos acabam governando contra todos. A Câmara dos Deputados, com 383 votos de deputados de esquerda e de direita, decidiu anular um aumento de imposto sobre o IOF, o tributo que impacta toda a cadeia econômica, afirmou Motta.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com apuração do Poder360, aliados afirmam que Motta deseja que o Palácio do Planalto transmita sinais de pacificação, interrompa as críticas e a retórica de “nós contra eles”.

O presidente da Câmara dos Deputados inicialmente desejava um membro do Centrão na relatoria da comissão. Atualmente, ele está disposto a indicar um nome com forte ligação com o bolsonarismo caso o governo Lula não atenda ao seu pedido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nikolas Ferreira possui um perfil combativo e elevado engajamento nas redes sociais. O congressista protagonizou um vídeo sobre as regras de fiscalização que o ministro Fernando Haddad (Fazenda) tentou implementar. O vídeo alcançou 300 milhões de visualizações e gerou um resultado negativo para Lula.

Diante do parecer final da CPI mista, o deputado mineiro poderá agravar a crise de aprovação para o governo.

Partidos com ministérios no Palácio do Planalto de Lula também consideram indicar nomes mais próximos de Bolsonaro para a equipe de Hugo Motta.

O PP avalia sugerir ao deputado Evair de Melo (ES), autor do pedido para que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retome o mandato de deputado enquanto reside nos Estados Unidos.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.