Motta critica os Poderes e aponta para responsabilidade fiscal

Motta declara a necessidade de diminuir as “pautas tóxicas” e propõe o aumento do número de deputados.

13/05/2025 12h17

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (13.mai.2025) que os Poderes da República necessitam de uma autocrítica. Atribuiu a ausência desse exercício ao nível de polarização no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil não pode sustentar uma polarização extrema que não produz resultados. Motta afirmou que é necessário concentrar-se em uma agenda para a população. Segundo ele, cada Poder deve realizar uma autoavaliação e buscar a harmonia institucional.

O parlamentar proferiu sua declaração no 14º Lide Investment Forum, que ocorreu em Nova York. Ele argumentou que a prioridade do debate público deve ser a responsabilidade fiscal e a modernização da máquina pública.

Leia também:

Motta ressaltou que os recentes avanços econômicos foram impulsionados pelo forte estímulo ao consumo e ao uso de recursos públicos, mas que o país necessita avançar. “Temos uma agenda de esgotamento do aumento de arrecadação. Agora, o foco tem que ser o gasto público”, declarou.

Antes de proferir sua declaração, ele dialogou com jornalistas. Afirmou que a elevação no número de deputados de 513 para 531 será realizada sem incremento de despesas. Indicou que a fórmula ainda está sendo analisada pela Câmara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assista (7min32s):

Motta demonstrou flexibilidade em relação às alterações nas leis trabalhistas. Afirmou que o Congresso deve considerar os brasileiros que “não querem mais a CLT” e defendeu a criação de “uma legislação alternativa” que reconheça os vínculos das novas modalidades de trabalho.

Finalmente, ressaltou a necessidade de se afastar de situações nocivas e focar em mudanças profundas. “Nós todos temos um compromisso político a honrar com o país. Vamos deixar a eleição para o ano que vem”, declarou.

Operar em Nova York

O Grupo Lide (LÍDERES EMPRESARESIAIS) promove, na 3ª feira (13.mai.2025), o 14º Lide Investment Forum, no Harvard Club, em Nova York (Estados Unidos). Aborda o potencial de investimentos no Brasil.

Participam o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB); o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o presidente do TCU, Vital do Rego Filho; além de sete governadores e diversos senadores e deputados federais.

Este é o 14º evento do Lide em Nova York. O Lide foi fundado em 2003 pelo ex-governador de São Paulo, João Doria.

Atualmente, é conduzido por seu filho João Doria Neto. O presidente é Luiz Fernando Furlan. Ele exerceu o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nos primeiros e segundos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segue o programa do evento, horário de Brasília:

Sessão de abertura, às 9h.

O Brasil e o papel da institucionalidade com os Estados Unidos, às 10h:

Como obter melhor acesso aos fundos multilaterais, às 11h30.

As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos, às 11h20.

Encerramento, às 12h50.

O jornalista viajou para Nova York por convite do grupo Lide.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.