Motta se encontra com Doria, políticos e empresários em São Paulo

O jantar na residência do ex-prefeito e do ex-governador ocorre em um período de deterioração nas relações entre o Congresso Nacional e o Palácio do Pla…

30/06/2025 13h17

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
NOVA YORK, EUA, 13.05.2025 - POLITICA-EUA - durante o LIDE Brazil Investment Forum 2025 promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais no Harvard Club na cidade de Nova York nos Estados Unidos nesta terça-feira, 12 de maio de 2025. (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press)

João Doria Receberá Hugo Motta em Jantar Privado

O ex-governador de São Paulo, João Doria, receberá nesta segunda-feira (1º de julho de 2025), às 20h, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em um jantar privado em sua residência na capital paulista. Doria reside em uma mansão na região dos Jardins, bairro de prestígio em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro também reunirá o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD). Empresários e políticos próximos de Doria também foram convidados. Os convites começaram a ser feitos há cerca de um mês.

A visita ocorre quando há um agravamento na relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional. A situação se intensificou com a publicação da Medida Provisória 1.303 de 2025, assinada em 11 de junho, que aumentou impostos para compensar a redução na arrecadação causada pela diminuição do esforço do governo em aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

LEIA TAMBÉM:

O presidente da Câmara já indicou que não pretende incluir o texto na pauta antes do recesso do Legislativo, que inicia em 17 de julho. O processo deve ser transferido para o mês de agosto.

Motta tem demonstrado irritação com a forma como o governo e o PT têm tratado o Legislativo. Nas redes sociais, ele passou a ser alvo de ofensas por apoiadores do governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quem alimenta o ‘nós contra eles’ acaba governando contra todos”, declarou nesta segunda-feira (1º de julho), em vídeo publicado nas redes, em resposta direta à narrativa petista.

Motta alerta que, caso o governo não interrompa a atual escalada de ataques ao político, não haverá progresso na pauta econômica, mesmo que isso signifique comprometer a arrecadação adicional prevista pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Até então, o Planalto enfrenta o risco de a medida ser questionada judicialmente e o desgaste político com o Congresso.

Doría e Lula

Doría e Lula não mantêm um bom relacionamento. O petista guarda mágoa das críticas feitas pelo ex-governador, especialmente durante o período de sua prisão em Curitiba (PR).

Nos eventos organizados por Doría, ministros do governo são solicitados pelo presidente a não comparecerem.

Assim, a proximidade de Motta com Doría também pode ser interpretada como uma demonstração de independência em relação às preferências de Lula.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.