MP Eleitoral solicita anulação de votos e cassação de vereadores do PP devido a irregularidades na distribuição de cotas

Janaina Paschoal poderá perder o cargo.

06/05/2025 23h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo (MPE-SP) solicitou a cassação de mandatos de vereadoras do Partido Progressistas (PP) na capital, sob a alegação de fraude na cota de gênero nas eleições de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do documento assinado pelo promotor de Justiça Eleitoral Cleber Rogério Masson, depreende-se que, nas Eleições Municipais Paulistanas de 2024, o Partido Progressistas lançou 37 candidaturas ao cargo de vereador, sendo 24 masculinas e 13 femininas. Contudo, das candidaturas femininas, Alzira Candida de Souza, Doraci Pereira Chaves, Eliene Siqueira Ribeiro, Gilmara Vanzo Cristo e Renata Del Bianco Raiser receberam votações insignificantes e não mobilizaram recursos de campanha.

Atualmente, a única vereadora em exercício pelo PP é Janaina Paschoal, que poderá ter o mandato cassado com base no pedido do MPE. Os demais eleitos pela sigla são Dr. Murilo Lima, Sargento Nantes e Major Palumbo.

LEIA TAMBÉM:

O Ministério Público menciona o caso de Renata Del Bianco como o mais emblemático da fraude.

Renata recebeu apenas 121 votos, um resultado muito baixo e incompatível com seu potencial, considerando sua expressiva quantidade de seguidores nas redes sociais. A candidata é apresentadora e atriz, com mais de 130 mil seguidores no Instagram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A promotoria alega que, se desejasse disputar a eleição, teria empregado seu perfil como ferramenta de divulgação, porém, não conduziu campanhas publicitárias.

Pelo menos 30% das candidaturas efetivamente lançadas por um partido devem ser destinadas às mulheres em eleições para cargos de vereador, deputado estadual e deputado federal, conforme a legislação.

A CNN contatou o Partido Progressistas e aguarda resposta.

Del Bianco, considerada um caso “emblemático”, foi contatada, porém ainda não houve resposta. A CNN também busca contato com as demais candidatas mencionadas por Masson.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.