MPF investiga possível influência indevida em licitação de terreno

A Promotoria Federal investiga denúncia de que o empresário Wanderlei Costa, conhecido como Santos, estaria articulando para obter a posse do Centro de …

08/08/2025 11h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério Público Federal iniciou investigação na quinta-feira (7.ago.2025) para apurar possível favorecimento ao Santos no processo de venda do terreno onde funciona o Centro de Treinamento Rei Pelé. A apuração foi iniciada em 1º de agosto após a denúncia anônima motivada por declarações de Júnior Bozzella, dirigente santista, sobre articulações para garantir a posse definitiva da área.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O espaço está sob a guarda da Secretaria do Patrimônio da União e será leiloado pelo governo federal. O Santos, atual ocupante, procura recursos para comprá-lo, porém a licitação ainda não tem data definida. A área será colocada à venda em razão de suposto descumprimento de obrigações sociais exigidas na cessão original.

A Promotoria Federal solicitou informações sobre o caso a vários órgãos envolvidos, incluindo a SPU, Caixa, Ministério da Gestão e CGU (Controladoria-Geral da União), bem como o próprio clube. O Santos tem 20 dias para responder às perguntas.

LEIA TAMBÉM:

A depender da decisão judicial, o leilão prosseguirá normalmente. Até o momento, o edital não foi publicado e o valor estimado da área permanece sem divulgação.

Segue a íntegra da nota do Santos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Santos Futebol Clube declarou ter cumprido estritamente o procedimento processual pertinente, protocolando formalmente, em 1º de fevereiro de 2024, sua Proposta de Aquisição de Imóvel junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), conforme acordado e devidamente validado pelo Clube, em consonância com as normas aplicáveis.

Todo o processo tramita por meio da plataforma oficial do Governo Federal, sendo totalmente acessível às partes devidamente habilitadas, o que garante a total transparência e publicidade dos atos praticados no âmbito do procedimento administrativo.

A publicação do edital segue os prazos e os procedimentos estabelecidos unicamente pelo órgão público competente, sem qualquer interferência do clube proponente.

O clube do Santos, através de seu setor jurídico, disponibiliza-se ao Ministério Público Federal para fornecer as informações necessárias e assegura a legalidade dos atos praticados durante o processo.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.