Múcio nomeia segunda mulher para liderar a Secretaria-Geral da Defesa

Cinara Fredo, anteriormente secretária-geral adjunta no órgão, assume a direção de Benefícios do INSS, substituindo Luiz Henrique Pochyl.

03/06/2025 18:11

2 min de leitura

Múcio nomeia segunda mulher para liderar a Secretaria-Geral da Defesa
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Defesa, José Múcio, nomeou Cinara Fredo como sua nova número 2 no órgão. Ela substitui Luiz Henrique Pochyly, que estava no cargo de secretário-geral desde 2023.

Trata-se da segunda mulher a ocupar o cargo.

Fredo já atuava como adjunta de Pochyly na Secretaria-Geral da Defesa, órgão estabelecido em 2013 durante o governo de Celso Amorim na gestão de Dilma Rousseff (PT). Ela exerceu o cargo de diretora de Benefícios do INSS de abril de 2014 a julho de 2016, momento em que assumiu a Secretaria-Executiva Adjunta do Ministério da Previdência.

Leia também:

A nomeação, assinada por Múcio e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicada na edição desta 3ª feira (3.jun.2025) do DOU (Diário Oficial da União).

Com formação em direito e título de mestre em administração pública pela FGV, Fredo atuou em cargos no Ministério da Fazenda do governo Michel Temer (MDB) e nos ministérios da Economia e da Cidadania de Jair Bolsonaro (PL).

A atuação da Secretaria-Geral da Defesa abrange a assessoria ao ministro da Defesa na supervisão e gestão administrativa e estratégica, além de coordenações como a do Programa Calha Norte. Estão subordinados à secretaria o Censispam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), a Secretaria de Orçamento e Organização Institucional, entre outros.

A nomeação para o cargo de secretário-geral da Defesa permanece com autoridades civis. Sob a gestão de Bolsonaro, três militares exerceram a função, incluindo o almirante Almir Garnier, um dos réus acusados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e pela PF (Polícia Federal) por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.

Os demais integrantes da equipe foram o general Ségio José Pereira, principal contato de Múcio no período de transição, e o tenente-brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira, indicado durante a gestão de Temer.

O general Joaquim Silva e Luna, designado durante o governo de Dilma, atuou por quase três anos na função, sendo posteriormente nomeado Ministro da Defesa por Temer, em 2018.

Fredo não é a primeira mulher a assumir o cargo: o então ministro Jacques Wagner (PT) já havia nomeado Eva Maria Chiavon secretária-geral da Defesa, para substituir Ari Matos Cardoso, o primeiro na função.

Fonte por: Poder 360

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)