Os marqueteiros brasileiros prestaram uma das últimas homenagens públicas ao ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um vídeo com declarações políticas do governo foi apresentado no aniversário da Frente Ampla, coligação política de esquerda uruguaia, em 26 de março deste ano.
Veja a reação de Mujica:
Esta foi a última vez que Mujica compareceu à militância. Segundo testemunhas, o ex-presidente permaneceu na plateia ao lado de sua esposa e, já com a saúde debilitada, não proferiu discurso.
LEIA TAMBÉM!
O político foi visto emocionado ao assistir ao vídeo produzido em sua homenagem. Vídeos e fotografias retratam o político utilizando uma cadeira de rodas e uma bengala.
A equipe brasileira responsável pela produção do vídeo é a mesma que desenvolveu a campanha presidencial de Yamandú Orsi, em 2024.
Os profissionais de marketing do PT, Otávio Antunes, Dione Santibanez e Carina Martins, integraram a equipe responsável pela campanha que possibilitou o retorno da esquerda ao poder, após o governo de Luis Lacalle Pou, de centro-direita, com vitória de Cristina Orsi no segundo turno, obtendo 49,6% dos votos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A participação de Mujica nas eleições presidenciais.
Apesar do câncer diagnosticado em 2024, Mujica acompanhou de perto as eleições presidenciais que resultaram na vitória de Yamandú Orsi.
Em uma das ocasiões, Mujica proferiu um discurso de despedida.
Durante o ato para o prefeito, o chefe do segundo maior estado do Uruguai, Mujica, declarou estar “próximo de se retirar para o lugar de onde não se volta”. “Mas estou feliz porque quando meus braços acabarem, haverá milhares de braços substituindo a luta… Até sempre, eu dou meu coração”
Nos últimos dias, os boatos sobre o agravamento do quadro de saúde do ex-presidente aumentavam no Uruguai. Nas últimas eleições departamentais de domingo (11), Mujica não votou. Ele também não participou em gravações de peças de campanha.
Na segunda-feira (12), a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, declarou que ele se encontrava em cuidados paliativos e em estágio terminal.
Fonte: CNN Brasil