O 40º presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu na terça-feira (13.mai.2025), aos 89 anos, devido a um câncer de esôfago. O funeral está previsto para começar às 12h desta quarta-feira (14.mai.2025), no Palácio Legislativo, e será aberto ao público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O horário de encerramento do funeral ainda não foi definido. Após a cerimônia, o corpo será cremado, conforme informações do jornal El Observador.
A travessia iniciará às 10h na Torre Executiva e prosseguirá em direção à Rua 18 de Julho. Seguirá-se a passagem pela sede do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, na Rua Tristão Narvaja, pela sede do MPP, pela sede da Frente Ampla e, por fim, pela Avenida Libertador, com chegada ao Palácio Legislativo às 12h.
LEIA TAMBÉM!
Andrea Barreto, diretora de Protocolo do Poder Legislativo, detalhou o relatório de Mujica.
Barreto também afirmou que a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, solicitou que “os uruguaios que desejassem vir se despedir pudessem fazê-lo da forma mais confortável possível, e é nisso que estamos trabalhando”.
As pessoas poderão entrar pelo Libertador a partir das 15h para prestar suas homenagens. O horário ainda não foi definido, mas se busca que seja o mais confortável possível para todos, complementou Barreto, em entrevista à emissora Telemundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A diretora de Protocolo declarou que não haverá restrição de tempo para a saída de Mujica e que as portas do Palácio Legislativo permanecerão acessíveis durante a noite inteira.
Andrea completou: “Eles permanecem abertos até que a família decida, até que eles queiram ter uma despedida mais privada”.
Fonte: Poder 360