“Mulher branca, bonita e rica incomoda”, afirma vereadora do Novo
29/04/2025 às 17h48

A vereadora Cris Monteiro (Novo) declarou que “uma mulher branca, bonita e rica” causa desconforto, durante a votação do reajuste dos servidores municipais na Câmara Municipal de São Paulo.
Cris Monteiro sustentava a proposta de ajuste do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que foi rejeitada pelos sindicatos e pela oposição, e confrontava alguns sindicalistas e vereadores do PSol, incluindo Luana Alves, que é negra.
“Luana, estou falando. Quando você falou, não abri a boca. Escutei todos vocês calados. Agora, quando vem uma mulher branca aqui falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês. Mas estou aqui representando uma parte importante da população, que me elegeu. Eu faço o que é certo. Não vou defender essas pessoas que deixam crianças na sala de aula, fazendo greve.”
Em seguida, a pedido de vereadores da oposição, o presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União), suspendeu a sessão. Paralelamente, manifestantes na galeria começaram a proferir gritos de “racista” em direção à vereadora.
LEIA TAMBÉM:
● Câmara de São Paulo aprova aumento de 2,6% para servidores em 2025
● Homem é procurado pela polícia após supostamente dopar duas filhas da ex-esposa em São Paulo
● Polícia Militar apreende motocicleta com 736 multas e débitos superiores a R$ 138 mil
Os vereadores realizarão na terça-feira (29/4), em segundo turno, a votação sobre o reajuste anual para os servidores municipais. A sessão é acompanhada de debates acalorados entre parlamentares da base e da oposição. Manifestantes se concentram em protesto contra a proposta de aumento salarial apresentada pela prefeitura, que contempla um aumento de 2,6% em maio deste ano e outro de 2,55% em maio de 2026.
Fonte: Metrópoles