O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, de 89 anos, encontra-se em estado terminal de câncer no esôfago e recebe cuidados paliativos, conforme declarado pela ex-primeira-dama Lucía Topolansky.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lucía Topolansky, ex-vice-presidente do Uruguai (2017-2020), declarou em entrevista ao jornal La Diaria que os médicos recomendaram que Mujica não participasse das eleições uruguaias, realizadas no domingo (11.11.2025).
Ela afirmou que se deslocar até o local de votação seria “demais”. “Sair de carro era demais para ele, e a médica recomendou que não fosse”, declarou.
LEIA TAMBÉM!
A esposa de Mujica declarou que a morte dele é um “fim anunciado” e que os médicos do ex-presidente estão focando seus esforços em “garantir que isso [a morte] ocorra da melhor maneira possível”.
Saúde de Mujica
Em abril de 2024, José “Pepe” Mujica recebeu diagnóstico de câncer de esôfago, durante exames de rotina. O tumor se disseminou e o ex-presidente afirmou que seu corpo “não aguenta mais”.
“Estou morrendo. O câncer no esôfago se espalhou para o fígado. Não pode ser parado por nada. E por quê? Porque sou um idoso e tenho duas doenças crônicas. Não consigo fazer um tratamento químico ou uma cirurgia porque meu corpo não aguenta mais”, disse, emocionado, em entrevista ao jornal uruguaio Busqueda, em janeiro. Mujica disse, ainda segundo o jornal uruguaio, que não concederá mais entrevistas e pediu aos médicos que apenas não “sofra até morrer”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1º de março de 2025, Pepe ainda declarou estar “doente e velho” durante a posse de Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda).
Fonte: Poder 360