Mundial: o que pode acontecer com o grupo do Flamengo após a exclusão do León

O clube mexicano não está mais participando da competição, e a vaga do clube do vermelho e preto permanece aberta.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Corte Arbitral do Esporte anunciou nesta terça-feira (6) uma decisão relevante que impactará a disputa pelo Mundial de Clubes da Fifa, a ser realizado em breve nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Confederação Asiática de Futebol confirmou a decisão da entidade máxima e removeu o Leão, do México, do torneio. A decisão é soberana e não pode ser contestada.

A Fifa considera que o time de James Rodríguez é controlado pelo mesmo grupo do Pachuca, outro clube mexicano também participante do Mundial. Para o Tribunal, as duas equipes não atenderam aos critérios do regulamento da competição em relação à propriedade múltipla de clubes.

LEIA TAMBÉM!

Quem substitui o León?

Sem a presença do León, uma posição ficou vazi no grupo D do Mundial de Clubes, que inclui Flamengo, Chelsea, da Inglaterra, e Espérance, da Tunísia.

A Fifa ainda não confirmou como preencherá a vaga, mas a entidade já abriu a possibilidade de um playoff entre o América-MEX e o Los Angeles FC, dos EUA.

O que se observa é que, caso o CAS confirme a decisão do Comitê de Apelações, a intenção da Fifa é realizar um jogo entre o time que perdeu a final da Champions da Concacaf, o Los Angeles, e o próximo colocado no ranking, que é o América.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

forma clara

A América-MG ocupa a primeira posição no ranking da Fifa entre os clubes que não estão presentes no Mundial. Uma possível readmissão da equipe mexicana violaria a regra de limite de dois clubes por país na competição, a menos que três ou mais conquistas continentais fossem obtidas.

O Alajuelense, do país, buscou essa oportunidade. Contudo, o CAS também recusou o recurso do clube da América Central. A equipe ocupa a posição mais elevada no ranking da Fifa, considerando o critério que eliminaria a América da competição.

Por que Boca Juniors e River Plate disputam o Mundial? Entenda.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile