Município do interior de São Paulo é responsável pela produção de 80% de toda a laranja do país
28/04/2025 às 10h51

Limeira, conhecida como “Capital da Laranja”, a aproximadamente 150 km de São Paulo, é reconhecida em todo o Brasil pelo cultivo da fruta, sendo responsável por cerca de 80% da produção nacional.
O Brasil é o maior produtor de laranja global e possui em Limeira seu principal centro de cultivo. Na cidade, o plantio da fruta iniciou-se por volta da metade do século XIX, com o estabelecimento de algumas mudas da espécie baia, trazida por tropeiros portugueses.
Durante esse período, o estado de São Paulo, atento à crise do café, estimulou os produtores a cultivarem laranja, oferecendo prêmios aos que realizassem exportações da fruta. Entre 1932 e 1936, Limeira foi a maior exportadora de laranjas em todo o estado.
A cidade se destaca atualmente como um dos maiores produtores do país, contando com aproximadamente 200 viveiristas e uma média de 4 milhões de mudas produzidas anualmente, conforme dados da Prefeitura.
LEIA TAMBÉM:
● Estudantes de medicina de São Paulo são expulsos por incitar estupro
● A Polícia Federal apreendeu uma mala contendo R$ 187 mil e veículos de luxo pertencentes a um indivíduo conhecido como “careca do INSS”
● A Polícia Federal realiza operação contra organização que enviava drogas para a Europa em embarcações de alto mar
Joia folheada, coxinhas.
Limeira se destaca pela produção de joias — é conhecida também como a “Capital Nacional da Joia Folheada” e pelas coxinhas, que, segundo uma lenda local, teriam sido inventadas pelos limeirenses.
Fonte: Metrópoles