O filme A Origem dos Guardiões teve sua estreia nos cinemas em 2012 após uma sequência de vários filmes bem-sucedidos da Dreamworks. Contudo, a abertura do longa foi decepcionante e causou prejuízos significativos ao estúdio. Porém, mesmo com o fracasso inicialmente registrado, se tornou um sucesso nas redes sociais e recentemente na Netflix.
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O filme segue a jornada de Jack Frost, uma entidade mágica que domina as temperaturas frias. Quando ameaça colocar todas as crianças do mundo em perigo, ele é escolhido para se unir com os Guardiões Papai Noel, Fadinha Dente, Coelho da Páscoa e Sandman, lutarem contra o Malvado Jack-o’-Lantern na história de aventura e diversão.
Falha nas arrecadações da caixa-forte
No momento do lançamento da produção em questão, a mídia norte-americana tentou encontrar um motivo para seu falhanço comercial. A obra foi apresentada depois que Shrek, Madagascar, Kung Fu Panda e Como Treinar Seu Dragão se tornaram franquias duradouras nos cinemas. Todos eles alcançamariam sucesso estrondoso em sala-de-exibição.
Na análise da imprensa na época, era claro a falha de “A Origem dos Guardiões”: as escolhas para divulgação. A decisão de lançar o filme que tem Papai Noel muito antes do Natal foi uma das opções tomadas. O filme estreou no dia 20 de novembro e pode ter afastado muitos pais da sala de cinema.
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O material promocional também não contribuiu positivamente. As pré-visualizações (trailers), por exemplo, careciam em mostrar bem sobre a trama original do filme ou série, deixando tudo muito confuso para o público final.
Resultado: A produção cinematográfica teve bilheteria muito além do previsto, recolhendo US$32.6 milhões no feriado de Obras da Graça nos Estados Unidos e Canadá. Na época marcou a menor arrecadação para o estúdio Dreamworks desde 2006 com “Pela Água Abaixo”.
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1. Reescrita do Texto exclus
O filme foi favorito pelo público (ou o filme se tornou popular entre a plateia)
Apesar de uma bilheteria fraca, O Origem dos Guardiões recebeu apoios da crítica. A produção teve aprovações em 70% no Rotten Tomatoes – um site que agrega criticas do cinema e televisão – e notou-se com uma pontuação de 7,2 na IMDb (Internet Movie Database). Anos após seu lançamento inicial, o filme foi “adotado” nas redes sociais e se tornou um exemplo das produções subestimadas.
Não raramente surgem dúvidas sobre por que a produção não teve sequência, tornando-se marca registrada da Dreamworks. Era esperado que o filme tivesse sim seguimento, mas as baixas bilheterias provocou cancelamento de um novo filme antes mesmo do início das gravações.
A resposta está nos números novamente; pois o longa sofreu um prejuízo aproximadamente em US$87 milhões, seguindo orçamento de 145 milhões e uma campanha promocional alta. O dano foi tamanho que a Dreamworks precisou demitir cerca de 350 funcionários ao longo do ano de 2013 – um ano após o lançamento da produção cinematográfica em questão.
Êxito nos rede social e no Netflix
Na últimas diariamente, A Origem dos Guardiões começou a fazer parte da lista de mais assistidos do Netflix. Embora já estivesse na plataforma há algum tempo, o conteúdo conquistou um sucesso mundial recente e voltou ser muito discutido nas redes sociais.
De acordo com dados da Netflix, a produção figurou entre os 10 melhores na categoria em quarenta e um países, incluindo o Brasil, tendo registrado cinco milhões de visualizações durante sua semana alta no serviço. A produção apareceu nas listas dos filmes mais assistidos assim como nos rankings infantis das produçãos que estavam em destaque na plataforma streaming.
Fonte: Metrópoles