NASCAR Brasil: Novo Campeonato Movimenta R$ 150 Milhões e Impulsiona Talentos!

NASCAR Brasil: Novo campeonatos impulsiona R$ 150 milhões na economia! A aposta da Mais Brasil já é gigante: patrocínios, investimentos e expansão nacional. 🚀

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

NASCAR Brasil: Um Novo Campeonato em Ascensão

A aposta da Mais Brasil, que trouxe o automobilismo da Nascar para o Brasil, já deixou de ser apenas um projeto esportivo. Em apenas três anos, a categoria movimenta cerca de R$ 150 milhões por ano na economia brasileira, impulsionada por patrocínios, investimentos das equipes e eventos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Carlos Col, CEO da empresa que detém os direitos da NASCAR no país, “Primeiro você apresenta o produto, conquista os fãs e depois vem a movimentação financeira”.

A categoria ainda é jovem no Brasil, mas já ganha relevância. O modelo brasileiro se inspira em um gigante global. Nos Estados Unidos, a Nascar está entre as maiores potências do esporte mundial em negócios. Em 2024, a liga fechou um acordo de US$ 7,7 bilhões em direitos de transmissão por sete anos com um pool formado por FOX Sports, NBC Sports, Amazon Prime e TNT Sports.

LEIA TAMBÉM!

Só em patrocínios, o campeonato americano movimentou cerca de US$ 400 milhões no último ano.

Benchmark e Expansão Nacional

Col acompanha de perto a Nascar americana há anos. Em 2022, iniciou as conversas para trazer a operação ao Brasil — que já tem versões no México, Canadá e Europa. A estreia oficial veio em 2023. “A Nascar dos Estados Unidos é uma potência ao lado da NBA e da NFL.

A ideia foi trazer mais uma opção forte para o automobilismo brasileiro, tanto para pilotos profissionais quanto para novos talentos”, diz. A entrada de grandes patrocinadores acelerou a estruturação do negócio. Atualmente, a NASCAR Brasil tem como parceiros oficiais: Petrobras, Ford e Chevrolet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Toyota, que também integra a Nascar nos Estados Unidos, já está no radar para o Brasil.

Sustentabilidade e Desenvolvimento de Talentos

Diferentemente do modelo americano, focado em circuitos ovais e carros mais robustos, a categoria no Brasil foi totalmente adaptada às pistas nacionais. Os carros são mais leves, mais ágeis e menos potentes. A sustentabilidade também ganhou protagonismo: Todos os carros são movidos a etanol.

O safety car é 100% elétrico. Estudos avançam para a hibridização dos modelos nos próximos anos. Um dos pilares estratégicos da Nascar Brasil é o programa Driver Development, criado para construir uma ponte direta com o mercado americano. Em 2024, 7 jovens pilotos (17 a 21 anos) participaram da seletiva, 5 foram para os Estados Unidos, 2 venceram a fase final e já disputam corridas nas categorias de base.

Novas Pistas e Expansão

A categoria terá forte expansão geográfica a partir de 2026, com novas praças e retorno a circuitos históricos: Chapecó (SC), Brasília (DF) e Goiânia (GO). “Nosso próximo calendário não vai repetir nenhuma pista. Queremos levar a Nascar para mais estados brasileiros”, diz Col.

Do Brasil para o Mundo

Embora a operação brasileira ainda esteja em fase de consolidação financeira, o espelhamento no mercado americano dá a dimensão do potencial do negócio. Enquanto a NASCAR Brasil movimenta R$ 150 milhões por ano, a categoria global opera em um mercado que gira bilhões de dólares em direitos e patrocínios.

Sair da versão mobile