Nave Kosmos 482 afunda no Oceano Índico após 53 anos em órbita
Dispositivo de meia tonelada, desenvolvido pela União Soviética em 1972, teria como objetivo uma missão a Vênus, porém o projeto não obteve sucesso.

A Kosmos 482 chocou o Oceano Índico neste sábado (10.mai.2025), após 53 anos em órbita terrestre. A agência espacial russa confirmou a reentrada atmosférica da nave, que tinha cerca de meia tonelada de peso e foi lançada em 1972 para uma missão a Vênus que não foi realizada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trajetória da Kosmos 482 chegou ao fim quando o veículo deixou de ser detectado no radar alemão do escritório de detritos espaciais da Agência Espacial Europeia, que também acompanhava o objeto.
A nave foi originalmente projetada pela extinta União Soviética para explorar Vênus, porém, não conseguiu deixar a órbita da Terra. O equipamento permaneceu em rotação ao redor do nosso planeta por mais de cinco décadas até completar sua trajetória de reentrada atmosférica.
Leia também:

Estados Unidos e Irã retomam negociações por acordo nuclear

Trump planeja aceitar avião do Catar como presente, relatam meios americanos

Trump demite diretor do escritório de Direitos Autorais
Não houve registros de vítimas ou danos a edificações. A agência espacial russa não divulgou informações sobre uma possível operação de resgate de destroços da nave após o impacto com o mar.
Conforme um acordo da Organização das Nações Unidas, em caso de descoberta dos destroços da Kosmos 482, eles pertencem legalmente à Rússia, país responsável pelo lançamento original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Poder 360