Netanyahu afirma que o exército israelense controlará Gaza
O primeiro-ministro de Israel declara que autorizará a entrada de assistência humanitária na Palestina até que a área esteja “sob controle”.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (Likud, direita) declarou nesta segunda-feira (19.mai.2025) que Israel controlará toda a Faixa de Gaza e permitirá a entrada de ajuda humanitária no enclave enquanto se tenha uma “área controlada” pelas Forças de Defesa israelenses.
A governante divulgou em vídeo no X (antigo Twitter) a iniciativa em reação a uma vertente mais inflexiona do próprio partido, que se opõe à admissão de alimentos, água e outros recursos no território palestino. Tal grupo defende que as ações humanitárias são utilizadas pelo Hamas.
Desde o início da guerra, afirmamos que para alcançar a vitória, é preciso derrotar o Hamas e libertar todos os nossos reféns, duas tarefas interligadas. Para isso, há uma condição necessária: não podemos chegar a uma situação de fome, tanto do ponto de vista prático quanto diplomático. Em paralelo com a intensa pressão militar, nossa entrada massiva visa controlar totalmente Gaza e retirar do Hamas qualquer capacidade de desviar ajuda humanitária. Esse é o plano de guerra e de vitória, disse Netanyahu.
Leia também:
Ibovespa sobe: Rali de Fim de Ano é possível ou risco no mercado acionário
Senado analisa indicação de Gonet para recondução como procurador-geral da República
‘Primata’ lança trailer impactante e se destaca na temporada de festivais
Na segunda-feira (18.mai), ela confirmou o retorno do serviço humanitário, porém não especificou os detalhes de como isso ocorreria. A primeira-ministra declarou que implementará um “método distinto” para possibilitar a assistência na área. Israel alega que os serviços anteriores, como os da ONU (Organização das Nações Unidas), estavam conectados ao Hamas.
O governo de Netanyahu informou que o apoio será gerenciado pelo Exército de Israel, que autorizará a admissão de agências americanas para a distribuição de alimentos e medicamentos aos palestinos.
É necessário permitir uma transferência, mesmo que mínima, até que seja construída a área de quarentena, sob o controle do Exército israelense, para a distribuição de alimentos e medicamentos, conforme declarou o primeiro-ministro.
Israel já declarou anteriormente que atuaria na Faixa de Gaza. O ministro da Defesa, Israel Katz, afirmou que o exército agiria com “força total” na região. O governo judeu também aprovou uma medida para “capturar a faixa e ocupar os territórios”.
Netanyahu busca, com as novas medidas, amenizar as tensões no partido e as pressões internacionais em relação a Gaza. O líder israelense mantém o discurso de domínio total da região, ao mesmo tempo em que responde aos pedidos para permitir ajuda humanitária e se aproxima dos EUA pelo uso das agências locais.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)