Pelo menos 100 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas em um incêndio durante um casamento no nordeste do Iraque, na noite de terça-feira (26), conforme relato da agência de notícias estatal iraquiana INA, que citou autoridades locais.
A Defesa Civil do país relatou que o acontecimento trágico no distrito de Hamdaniya, localizado no nordeste do estado de Nínive, surgiu a partir do uso de fogos de artifício, velas e outros elementos durante a festividade de um casamento.
O governador de Nínive, Najm Al-Jubouri, relatou à INA que os indivíduos feridos foram encaminhados para centros hospitalares em Nínive e na região do Curdistão. “Por enquanto, não possuímos uma contabilização completa dos óbitos e indivíduos feridos”, informou Al-Jubouri, de acordo com a INA.
vídeos do momento mostram uma fumaça espessa saindo do Al Haytham Wedding Hall enquanto multidões e ambulâncias se reúnem do lado de fora.
Um convidado da cerimônia nupcial informou a um veículo local de mídia que embora os noivos estivessem seguros, estavam arrasados. “Os mesmos estão em segurança. Estava junto a eles no momento, porém, a situação que encontram-se se torna devastadora diante dos acontecimentos envolvendo as pessoas daqui,” ele informou.
O gabinete do primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shiaa Al-Sudani, recebeu instruções para assistir os afectados pelo incêndio, conforme comunicado do próprio gabinete.
O líder iraquiano telefonou para o governador de Nínive para falar do incidente e ordenou uma mobilização total para ajudar as vítimas, segundo o seu gabinete e a INA.